terça-feira, 1 de setembro de 2009

Lição 9 - A motivação e a origem das leis contra a família cristã

por Reuel Vieira
professor da classe Unidos em Cristo



“...ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente” Tito 2.12


Aplicando os ensinamentos acima aos dias atuais, faz-se evidente a necessidade da renúncia mencionada pelo apóstolo Paulo no aludido versículo. Hoje, tanto ou mais quanto antes, para um santo viver, é mister que o servo de Deus procure abnegar-se a fim de se enquadrar na vontade dEle. O verdadeiro crente, aquele que almeja viver de maneira a agradar a Deus, deve ter sua conduta e modo de vida pautados na Santa Palavra, na Santa Lei. Eis o único modo de viver justamente e com sobriedade neste mundo cada vez mais corrompido. Mundo que continuamente se afasta dos objetivos estabelecidos pelo Criador, ignorando Seus propósitos.


Ao direcionar nosso foco de observação à família, que é a base da sociedade secular, fica fácil perceber como a visão de família daquele que não conhece a Deus – e tida como normal! – está aquém daquela que fora tida pelo SENHOR quando formou tão nobre instituição.


Ao formar a primeira família, Deus determinou quais seriam os deveres do homem. (Gênesis 2.16,17) Deus estava dando orientação, demonstrando amor e cuidado. Porém, podemos observar que desde aquele momento há oposição contra o que é estabelecido por Deus. A paz proporcionada pela obediência ao Criador corre grave risco quando os princípios divinos são negligenciados pelo homem. Ainda que seja necessário confrontar o governo dos homens, o governo de Deus deve ser obedecido. (Atos 5.24-32)


Muitos de nós, crentes, ignoram que Deus já planejou nosso modo de vida. Um modo de vida a agradar a Ele - e que nos é agradável também. (Romanos 12.2)


Deus nunca deixou seu povo sem amparo. Muito pelo contrário: constantemente manifestou sua soberana e santa Lei. Sempre manifestou, através do conhecimento desta Lei, quais seriam os meios para seu povo conduzir-se de maneira prudente. (Deuteronômio 6.1-4; 11.26-32; Josué 1.8; Mateus 5.17-20; Lucas 10.25-28)


Devemos ter em mente que o mundo e seus padrões são avessos e desligados de Deus e de Seus princípios. (1 João 5.19) Por tal motivo, não há nada de bom que possamos esperar deste mundo. Ele caminha da mal a pior.


Irmãos, que possamos viver o presente século de maneira sóbria; conscientes de qual é a boa e perfeita vontade de Deus.


Deus abençoe.

Um comentário:

Azambuja Abad disse...

Meu nome MUSTAFA, sou Ortodoxo por religião. Eu fiz algumas perguntas a um pastor de voce da Igreja comunhão plena e fui ofendido ao invez de ser exclarecido. Será que pelo menos o amigo Ricardo Gondim poderia me dar atenção ? Se for possível me responda no meu e-mail: ABADMUSTAFA@GMAIL.COM

Obrigado.