quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comentários à lição 03 (03109)

Deus é Senhor do sábado


Por Nilton Dutra

Aluno da Classe Abraão e

Professor convidado da EBD


Antes de adentrar ao assunto da lição, é importante frisar que não podemos perder o foco da matéria deste trimetre, ou seja, “CONHECENDO OS PROPÓSITOS DE DEUS”. Propósito no sentido enfatizado é a mira, o intento, ou objetivo. Portanto, poderíamos alongar o tema como “CONHECENDO O INTENTO, A MIRA, O OBJETIVO DE DEUS”. Que intento seria? Aprendemos na LIÇÃO 1 a “SOBERANA VONTADE DE DEUS”, daí poderíamos novamente alongar o tema como “CONHECENDO O INTENTO E A VONTADE DE DEUS”.

Pois bem. DEUS, na sua soberania, nada deixou de fazer sem um propósito. O SÁBADO está inserido nesse contexto. Poderíamos então fazer a seguinte indagação: “QUAL O PROPÓSITO DE DEUS EM CRIAR O SÁBADO?”. Assim como tantos assuntos da BÍBLIA, este também foi polemizado. Com efeito, o homem tende a dificultar a compreensão de certos assuntos bíblicos para justificar este ou aquele dogma. Vamos estudar então que o SÁBADO de DEUS é uma figura do descanso que encontramos em JESUS. Disse Jesus: Vinde a mim todos os que estais CANSADOS e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28) Ele (JESUS) mesmo disse: O SÁBADO foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do SÁBADO, de sorte que o Filho do Homem é senhor também do SÁBADO.” (Marcos 2:27,28). Aprenderemos que o SÁBADO ou “SHABÃT”, guardado pelos Hebreus, não é uma instituição destinada à IGREJA, pois somente duas ordenanças foram dadas a ela: o batismo e a Santa Ceia do Senhor.

Finalizando, poderíamos responder à indagação que fizemos anteriormente da seguinte forma: “O intento de DEUS ao criar o SÁBADO foi apontar que, em CRISTO JESUS, encontraremos descanso para nossas almas e alívio dos nossos pecados, pois em nenhum outro há salvação”.


Curiosidades:

Significados do nome “SÁBADO” em alguns idiomas:

Dissabte* (Catalão) = “Dia do Sabá”

Zaterdag*(Holandês) = “Dia de Saturno”

Saturday*(Inglês) = “Dia de Saturno”

Doyôbi* (Japonês) = “Dia da Terra”

Lördag* (Sueco) = “Dia do banho”

Lordag* (Dinamarquês) = “Dia do banho”

Fonte: Wikipédia.


DEUS nos abençoe uma vez mais com sua rica PALAVRA.

Nenhum comentário: