quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Comentários à lição 01 (01109)


A perfeita e imutável vontade de Deus


Por Marili S. F. Claro

Professora da Classe Rosa de Saron


Caro(a) irmão(a),

Neste trimestre, estudaremos sobre os propósitos de Deus para com o povo da Terra.

Deus, na sua onisciência, mesmo antes da queda, já havia estabelecido um plano para o retorno do homem ao seu propósito original. E quando houve a queda, houve a separação entre o homem e seu Deus.

Gn 3.21 nos diz que: "Deus fez vestimentas de peles para Adão e sua mulher."

Era a provisão divina para restaurar a comunhão entre Adão e Eva e seu Criador.

Essa provisão é o primeiro vestígio da exigência divina de uma vítima sacrificial que ofereça uma cobertura (propiciação) capaz de promover a reconciliação. Num ato, ao mesmo tempo de castigo e misericórdia, Deus expulsou-os do Jardim do Éden, para que não comessem da “árvore da vida” e vivessem eternamente num estado de morte e alienação de Deus.

E, durante o decorrer da história, Deus usa a nação de Israel como modelo para as demais nações. Primeiro, como fonte de salvação, porque a ela foi entregue a palavra do céu e a revelação da vontade de Deus para o povo; e segundo, porque, através das leis e instituição do sábado e das festas, Deus revela o seu propósito eterno: a reconciliação do homem com o seu Deus.

Tudo isso nos aponta para o Cristo Perfeito, sem culpa, cujo sacrifício removeria o pecado. Um sacrifício que não se repete; perfeito e eficaz para sempre.

Nesta primeira lição, “A PERFEITA E IMUTÁVEL VONTADE DE DEUS”, vamos aprender que se andarmos em total obediência a Deus, viveremos o melhor nesta Terra.

- Deus é perfeito e imutável.

De acordo com Ml 3.6, nós não seremos consumidos por causa da sua imutabilidade. Ele nunca será menos e nunca será mais do que é. Seu caráter, sua verdade, seus caminhos, seus propósitos, seu amor e suas promessas jamais mudam. Nós mudamos por muitas coisas, mas Deus não, pois Ele conhece, controla e está envolvido em tudo e em todas as coisas.

Deus não altera seus planos. O que Ele faz hoje, já foi planejado desde a eternidade, e o que Ele planejou na eternidade é executado hoje, conf. Is 46.9-11.

- Devemos buscar, conhecer e ser guiados pela vontade de Deus.

Um cristão maduro procura sempre saber qual é a vontade de Deus para sua vida e quando tem de tomar uma decisão importante, também procura a sabedoria divina.

A Bíblia nos ensina que fazer a vontade de Deus é o resultado de pensar e agir de acordo com a sua Palavra. Quando lemos diariamente a Bíblia, a nossa mente é renovada. Preconceitos, atitudes e idéias mundanas são trocadas por pensamentos que se ajustam à visão de Deus.

Quando mantemos uma comunhão estreita com Deus, através de sua Palavra, tomar grandes decisões se tornará muito mais simples.

Que neste trimestre, o nosso coração possa estar aberto a fim de conhecer que Deus é:

- a essência da graça; a verdade; o amor; bom; ciumento; eterno; fiel; imutável; juiz; justo; longânimo; misericordioso; onipotente; onipresente, onisciente; pessoal; santo e soberano.


“Vários são os caminhos;

Muitos são os sentidos;

Diversos são os desejos;

Infinitos são os sonhos;

Único é Deus!

Acredite Nele!”


Deus os abençoe! Bons estudos! Feliz 2009!

Nenhum comentário: