terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Comentários à lição 07 (07109)

A instituição da Festa de Pentecostes
Por Edmilson A. de Araújo
Evangelista da Assembléia de Deus - Itaquerão e
Professor convidado da EBD
Pentecoste (quinquagésimo): essa festa era celebrada no fim da colheita da cevada e início da colheita do trigo. Assim como a Páscoa recordava a Israel que Deus é seu Redentor, a Festa das Semanas lembrava-lhe que o Senhor é também seu sustentador.
Fica em evidência a alegria do judeu, pois já na Festa das Primícias (Lv. 23.10) tem-se um indicador do que seria a fartura da colheita.
FIDELIDADE A DEUS. A obediência a Deus é um fator incontestável para sermos possuidores das bênçãos prometidas (Lv. 26.3-12). O povo de Israel sabia disso. No século I da era cristã havia comunidades judaicas especialmente na parte leste do império Romano, onde o grego era o indioma comum. Mas também havia comunidades a leste, desde a Itália até a Babilônia, além dos povos aqui mencionados. A presença no dia de Pentecoste (At. 2.9-11) inclui visitantes da Mesopotâmia e de regiões distantes do Oriente e Elão (atual Irã).
Sabemos que foi no cumprimento do dia de Pentecoste (Festa da Colheita) a descida do Espírito Santo de Deus (At. 2). Foi também uma grande festa.
Houve uma determinação, uma ordem do Senhor Jesus, para que "...não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem a promessa do Pai..." (At 1.4). A obediência a esta ordem promoveu também uma grande festa, um gozo inefável na alma e no espírito dos que aguardavam a promessa. Na morte de Cristo (Páscoa) temos Deus sendo nosso redentor, e no derramamento do Espírito Santo fartura, sustento, consolo.
Vale lembrar que a terminologia do batismo no Espírito distingue de ter o Espírito Santo. O derramamento no dia de Pentecoste atribui-se ao enchimento (ser cheio do Espírito), Revestimento do Espírito com alegria imensurável, que não se explica, algo sobrenatural.
Se você ainda não teve essa experiência, busque-a, pois a promessa está mantida Joel 2.28: "...derramarei do meu Espírito sobre toda a carne...".
Deus abençoe a todos e em especial a quem ainda não é batizado com o Espírito Santo, para que o seja.
Amém, fiquem na Paz do Senhor Jesus!

Nenhum comentário: