segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Subsídios à lição 05 (05408)

Por Pr. Natanel P. Oliveira

Pastor da Assembléia de Deus - Itaquerão e

Professor convidado da EBD


Partindo do objetivo do trimestre, ou seja, estudar sobre “espiritualidade” - buscando desenvolver uma visão de mundo autenticamente cristã”, não poderíamos deixar de estudar um pouco sobre a HISTÓRIA DA IGREJA, que nos leva a vários períodos do passado onde homens comprometidos com Cristo, em meio a todo tipo de desafios, procuraram dar sentido à definição dada pelo comentarista da revista: “EXPERIÊNCIA DE UMA VIDA QUE ESPELHA CRISTO”.

Estudando um pouco da história da igreja, podemos notar como o Senhor usou as mais diferentes pessoas para proclamar Seu Filho Jesus Cristo.

Fatos relacionados a diferentes fases do Cristianismo estão registrados na história da Igreja, que foi escrita com lágrimas e sangue, com sofrimentos, em prisões, naufrágios, nos desertos, em meio à fome e calor. Essa história jamais se apagará, porque ela é parte da história da redenção efetuada por Jesus Cristo, e é a história que ratifica a disposição de Deus em cumprir Seu propósito de escolher, em meio a uma humanidade decaída e perversa, um povo peculiarmente Seu, através do qual o Seu nome será santificado entre as nações da Terra.

Essa é a história de uma Igreja sofrida, humilhada, violentada, manipulada, monopolizada por homens maus, lobos vorazes que por longos séculos exerceram domínio arbitrário sobre ela. Mas, ao mesmo tempo, é a história de uma igreja varonil e vitoriosa, levantada da lama e que, apesar de ter sido levada pela loucura de líderes cegos, fez-se coluna da verdade.

Nesta lição fica provado, pelos primeiros cristãos, os pais da Igreja, que, da Idade Média à Reforma, jamais se abateu sobre o mundo tão grande escuridão espiritual e moral que fosse capaz de impedir o brilho de grandes homens de Deus.

Em todas as épocas da conturbada história do homem, Deus sempre teve Sua honra confirmada e defendida por testemunhas fiéis e verdadeiras, como Policarpo (69-156), piedoso discípulo do apóstolo João e Bispo de Esmirna que, na perseguição ordenada pelo Imperador Antonino, o Pio, foi preso e levado à presença do governador. Ofereceram-lhe a liberdade se amaldiçoasse a Cristo, mas ele respondeu: “-Oitenta e seis anos faz que só tem me feito bem. Como poderei eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?” Não muito depois foi queimado vivo pelo Imperador.

Comportamentos como esse não faltaram e nem podem faltar em homens e mulheres que, sendo chamados por Deus para uma nova vida, deixam o Espírito Santo dirigir suas histórias, demonstrando a atuação da verdadeira espiritualidade.

Concluo incentivando e convidando a todos à EXPERIÊNCIA DE UMA VIDA QUE ESPELHA CRISTO e nos leva a enfrentar os desafios da chamada Era da Decepção (século XXI), na certeza de que, dessa forma, daremos continuidade à história de uma igreja que ESTUDA e PRATICA as ordenanças de nosso Senhor, ainda que isto nos custe viver o que cantamos no hino 46 da nossa HC, destacando o estribilho, que diz:

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!


BONS ESTUDOS A TODOS!

Nenhum comentário: