domingo, 1 de fevereiro de 2009

Comentários à lição 6 (06109)


A INSTITUIÇÃO DA FESTA DAS PRIMÍCIAS
Por Antonio Carlos
Aluno da Classe Abraão e
Professor convidado da EBD

As Festas eram celebradas com o duplo propósito de refletir sobre a bondade de Deus e de recordar que os israelitas eram o povo escolhido por Deus.

Primícias: Os primeiros produtos da terra ou do gado. Todas as primícias eram oferecidas ao Senhor em reconhecimento ao fato de que a terra e todos os seus produtos pertencem a Deus.

A FESTA DAS PRIMÍCIAS ERA REALIZADA NO INÍCIO DA COLHEITA

Em seqüência às Festas Sagradas de Israel, a Festa das Primícias, ou Festas dos Primeiros Frutos, era a terceira festa anual de Israel. Por estar intimamente ligada aos dias das festas da celebração da Páscoa e Festa dos Pães Asmos, as Primícias eram comemoradas antes do início da colheita da cevada e estendia-se até o início da colheita do trigo.

No Êxodo, foram instituídas como Festas ao Senhor (Ex. 12:14): a Páscoa, significando saída; os Pães Asmos, significando pureza (v.17); e as Primícias, significando os primeiros frutos (v. 13.1,2). Esta deveria ser observada pelo povo de Israel quando estivessem na terra prometida, para que se lembrassem de que saíram do Egito rumo à terra de Canaã. Na sua essência, porém, a Festa apontava para Cristo (1Co 15.23).

A FESTA ERA CELEBRADA EM CANAÃ

Conforme ordenado pelo Senhor (Lv 23.10), Israel celebrou a Páscoa e os Pães Asmos nas campinas de Jericó (Js. 5.10), e no mesmo dia cessou o maná, depois que comeram do trigo da terra (Js. 5.12).
Porem Jericó foi por primícia ao Senhor, foi ensinamento para Israel de que todos os primeiros frutos devem ser consagrados ao Senhor (Js 6.19), pois o Senhor ordenou que o melhor daquela primeira cidade a ser tomada (Jericó, primícias da conquista por Israel), deveria ser-Lhe consagrado. O ouro e a prata de Jericó estavam consagrados ao Senhor, ou seja, o melhor de Jericó pertencia a Deus. Devemos dar a Deus o melhor de nossos frutos.

"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Provérbios 3.9,10)

Certamente há um grande princípio espiritual em darmos as primícias de tudo em nossa vida ao Senhor.

Já estabelecidos na terra, Israel deveria comparecer e oferecer a Festa das Primícias como gratidão por terem entrado na terra da promessa.

A FESTA DAS PRIMÍCIAS ERA NA COLHEITA DA CEVADA

Por ser comemorada na mesma época da colheita, era oferecida pelos sacerdotes como oferta movida. Era apresentado um molho (feixe) com as primícias da colheita da cevada.
A oferta dos cereais (tanto a cevada como o trigo) apontava para Cristo e sua obra redentora.
Os cereais tipificavam dois aspectos do propósito de Cristo: salvar tantos ricos como pobres, pois o pão feito do trigo era o alimento mais nobre, enquanto a cevada era o alimento dos pobres. Ou seja, Cristo Jesus morreu e ressuscitou tanto para ricos como para pobres, Ele não faz acepção de pessoas.

O trigo fala da pureza de Cristo, de uma vida pura e sem pecado, e como alimento: "Eu sou o pão da vida." (João 6:35).
A cevada fala do seu ministério simples: Jesus, o pão para os pobres (Lc 4:18), referindo-se tanto a pobres de espírito como a pobres de recursos.

Planta gramínea e cerealífera. Os grãos eram um dos mais importantes produtos da Palestina, e o pão de cevada era o principal alimento dos pobres.
Jesus disse: "Bem aventurados os que têm fome e sede justiça, porque eles serão fartos." (Mat 5:6)
Com cinco pães de cevada e dois peixinhos, Jesus alimentou cinco mil pessoas. (Jo 6.9-11)

"Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, continuamente eles oferecem". (Hb 10.1)

"Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são". (Rm 11.16)

JESUS É A PRIMÍCIA DOS QUE DORMEM

"Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de cristo, na sua vinda." (1Co 15.23)

A Ressurreição de Cristo
A ressurreição de Cristo é a nossa garantia de aceitação por Deus e a porta aberta para entrarmos no Seu reino. Segundo a ordem apontada na lição, podemos citar os dois períodos da ressurreição das pessoas, pois é fato que todos hão de ressuscitar, uns para vida eterna e outros para condenação eterna (Jo 5:29).
A primeira ressurreição acontece em três momentos:
a) Cristo as Primícias: Jesus ressuscitou sendo primícia dos que dormem (1 Co 15.20), e sua ressurreição apresenta consigo o molho (feixe), que são os corpos dos santos que foram ressuscitados junto com Ele e entraram na Cidade Santa, e foram vistos por muitos (Mt 27.52,53).
b) Acontecerá no advento do Arrebatamento da Igreja, onde ressuscitarão os santos da Igreja, ou seja, do Pentecostes até o Arrebatamento (1 Ts 4.17,18).
c) Os santos do Antigo Testamento e os crentes da tribulação (Ap 11.18).

A segunda ressurreição dos ímpios é também a segunda morte, e acontecerá no ultimo dia, no Juízo Final (Ap. 20.11-15).

Somente a Morte e a Ressurreição de Cristo Jesus garantem a nossa completa aceitação por Deus.

A oferta com o molho tipifica a ressurreição de Cristo
Jesus cumpriu a Lei na sua totalidade, ou seja, cumpriu em todos os aspectos e ordenanças:

Submissão: Jesus como Cordeiro sendo separado (Ex.12.3-5). O cordeiro deveria ser sem mancha ou mácula, pois tipificava Cristo. João Batista O chamou de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus se submeteu à Lei, pois como cordeiro Ele se sujeitou calado e não abriu sua boca (Is. 53.7-12).

A Oblação: "Porque uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" (Hb 10.14) Jesus se ofereceu em oferta (oblação), pois as ofertas de holocaustos não podiam apagar pecados, (Hb 10.11), mas Jesus uma só vez fez oblação do próprio corpo a fim de sermos santificados (v.14). Santificação diz respeito à vida do crente separado do pecado, pois devemos nos apresentar diante Dele em sacrifício vivo, que é de lábios que confessam que só Jesus Cristo é o Senhor.

AS PRIMÍCIAS DO NOVO TESTAMENTO

A Igreja tem uma nova natureza, pois somos participantes da natureza de Jesus pela fé em Suas promessas (2 Pe 1.4). Se é que todos realmente nascemos de novo (Jo 3.5), somos as primícias ao Senhor. A igreja está desobrigada do cumprimento de quaisquer ordenanças ligadas à Lei, mas devemos ter nosso coração agradecido a Ele por ter nos tornado primícias (Cl 3.15,16,17).

Deus abençoe, bons estudos.

Nenhum comentário: