domingo, 7 de dezembro de 2008

Subsídios à lição 11 (11408)

Por Antonio Silva

Professor da Classe Novos Convertidos


Traçando um paralelo entre VERDADEIRO e FALSO, notamos que, no mundo físico, com relação a corpos materiais palpáveis, o objeto falso tem "quase" todas as características do verdadeiro, motivo pelo qual é confundido e até mesmo valorizado como se fosse verdadeiro.


Isto pode trazer graves conseqüências ao usuário ou a quem maneja mas, conforme está escrito, tudo que está encoberto um dia será revelado (Lucas 12.2, 19.42; Mateus 10.26; Marcos 4.22). Então, aquilo que enganava não enganará mais! Para as vítimas do engano restará apenas lamentar e chorar pelos danos sofridos.

No mundo espiritual, nós temos a Palavra de Deus como nossa fonte de revelação das verdades eternas, mas o príncipe deste mundo cega o entendimento daqueles que se deixam levar pelo engano e se afastam da verdade (2Coríntios 4.4). Existe uma batalha travada, onde o adversário, que é o espírito do engano, usa pessoas mal intencionadas que muitas vezes têm outros interesses, como o estrelismo, a fama, o poder, a riqueza, etc., ou seja, buscam a provisão para o momento, contrastando com a verdadeira carência da sociedade, que é a Salvação. Jesus já alertou sobre os que o seguiam apenas por causa do pão (João 6.26).


Mas dou graças a Deus pelos "sete mil" que não se curvaram a Baal (1Reis 19.18)! São pessoas com visão espiritual suficiente para não venderem suas primogenituras por pratos de lentilha, porque têm a Bíblia como lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos (Salmo 119.105), como uma arma poderosa que é "viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4.12)


Para concluir, como disse o comentarista da revista no tópico 2, nós devemos refletir sobre "os perigos da espiritualidade sem a Bíblia".


Deus vos abençoe e bons estudos a todos!

Nenhum comentário: