segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Por que freqüentar a Escola Bíblica Dominical?


Por Vanessa Dutra

Para crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO de Jesus Cristo

"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (2Pedro 3.17,18)

Nestes versículos, o apóstolo Pedro nos exorta a crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Mas como podemos fazê-lo?
Em primeiro lugar, você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus e nossa única regra de fé, de prática, de conduta e de vida?
Se a sua resposta for "sim", então já temos meio caminho andado.

Crer é o primeiro passo.

A partir do momento em que passamos a crer na Bíblia como a Palavra de Deus (Hebreus 4.12), passamos então a nos relacionar com ela, isto é, passamos a ter diferentes tipos de contato com a Palavra de Deus.

Um primeiro tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus é através da pregação expositiva da Bíblia. O objetivo desse contato é produzir fé. Em Romanos 10.17 está escrito: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Dessa forma, quando a Bíblia é pregada de maneira expositiva, ela tem o objetivo de produzir fé em quem ainda não tem fé, e aumentar a fé daqueles que já crêem.

Um segundo tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus é por meio dos nossos devocionais diários. São aqueles momentos do dia que nós separamos para ler a Bíblia e meditar em oração. Dessa maneira, então, somos alimentados pela Palavra de Deus e também edificados e, através desse tipo de contato, crescemos em graça.
Quantos já não abandonaram a prática dos devocionais diários? Existem crentes que nem lêem mais a Bíblia... Muitos afirmam não ter tempo para fazê-lo, mas a novelinha e o futebol ninguém perde, né? (...)

Precisamos retornar à prática dos devocionais diários! Eles são bons e necessários, mas... não são suficientes!
A ciência se multiplicou, e pregar o Evangelho não é mais tão fácil quanto antigamente. As pessoas não ouvem simplesmente, elas nos fazem questionamentos de ordem científica, filosófica, antropocêntrica, etc. E aí, o que acontece? Passamos vergonha!
Imagine se uma pessoa que não crê em Deus e nem na Palavra de Deus conhecer a Bíblia mais do que você, que crê em Deus e na Palavra de Deus??
Para evitar constrangimentos desse tipo, devemos completar a segunda parte do versículo 18 de 2Pedro 3: crescer em conhecimento!

E aqui vem o terceiro tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus: através do estudo sistemático da Bíblia. Por meio desse tipo de estudo, nós cresceremos em conhecimento.

Por que crescer em conhecimento?

Em primeiro lugar, para não passar vergonha. 1Pedro 3.15 diz que nós devemos estar prontos para responder a quem nos pergunar sobre a razão da esperança que há em nós.
Em segundo lugar, para não sermos enganados pelos falsos profetos. Leia 2Pedro 2.1-3. Nestes dias, muitos são os falsos profetas que têm surgido entre nós disseminando todo tipo de heresia, e a igreja abraça essas heresias, justamente por falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Em terceiro lugar, devemos crescer em conhecimento para não sermos como cegos espirituais, cf. 2Pedro 1.5-9.

Agora, de que forma nós podemos estudar a Bíblia sistematicamente para crescermos em conhecimento?

Pra começar, você pode fazer um curso de Teologia. Se a Escola/Faculdade/Seminário em que você estudar for evangélica(o) e idônea(o), você poderá ter um ganho de conhecimento imensurável!
Outra forma de estudar a Bíblia sistematicamente é lendo bons livros evangélicos. Eles também trazem tesouros riquíssimos em conhecimento!
É possível também estudar a Bíblia freqüentando os cultos de doutrina, onde o pastor expõe verdadeiros estudos bíblicos.

E, finalmente, para você estudar a Palavra de Deus sistematicamente, crescer em conhecimento, não passar vergonha e não ser enganado pelos falsos profetas, você pode tornar-se um aluno assíduo da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, onde você terá a oportunidade de, durante 2h por semana, estudar a Palavra de Deus, debater e tirar suas dúvidas.

Venha para a Escola Bíblica Dominical!

Em nossa igreja, temos aulas todos os domingos, das 8h30 às 10h30. Verifique o horário em sua igreja.

Que Deus, em Cristo, nos abençoe, e que nós possamos, a cada dia mais, crescer na Sua GRAÇA e no Seu CONHECIMENTO!
Amém!

Obs. Todas as citações utilizadas nesta postagem foram extraídas da versão Almeida Revista e Atualizada (ARA).

Nenhum comentário: