A Família é uma das instituições mais antigas. Foi instituída por Deus antes que o pecado entrasse no mundo. Portanto é uma instituição Divina, ou seja, a Família é uma idéia de Deus, em uma majestosa demonstração de poder e propósito, e chega até nós com a fragrância do Jardim do Éden (Gênesis 1.26 e 27).
OBJETIVOS PARA OS QUAIS DEUS ESTABELECEU A FAMÍLIA:
Gênesis 2:18
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
1- Completar Seu trabalho criativo ao fazer a mulher, a peça final no maravilhoso e complexo quebra-cabeça da criação de Deus;
2- Ao preferir fazer a mulher da carne e dos ossos do homem, Deus ilustrou que, no casamento, homem e mulher estão simbolicamente unidos em uma só carne;
3- Eva era suficientemente parecida com Adão para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos, eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho.
Gênesis 1:28
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
1- Aqui percebemos nitidamente a idéia de Deus para a formação da família, numa idéia de “frutos”.
2- Verificamos ainda que Deus ordena ao homem e à mulher que exerçam absoluta autoridade e controle, delegando um pouco de Sua autoridade à raça humana, esperando que assumissem a responsabilidade sobre o meio ambiente e as outras criaturas que compartilham o planeta.
Eclesiastes 9:9
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
1- Deus criou o casamento para nosso prazer, e declarou que é bom. Fazendo uma conexão com o que Salomão escreveu em Provérbios 5.15-21, verificamos o claro propósito de Deus no que concerne também à fidelidade conjugal. Deus planejou o casamento e o santificou.
2- Num casal, um cônjuge deve considerar o outro como uma dádiva especial da parte de Deus, e amá-lo com prazer, pureza e ações de graças. A sabedoria, direção e benção do Senhor são essenciais se quisermos ter um casamento feliz. Deus estabeleceu o casamento para satisfazer o primeiro problema da raça humana: a solidão.
Jesus apoiou a instituição do casamento, sendo a família o lugar do primeiro milagre em Caná da Galiléia:
Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. João 2:2
O vinho feito por Jesus era o melhor. Se sua família perdeu o vinho novo, Jesus pode transformá-la, pois a vida de acordo com a vontade de Deus é superior àquela segundo a nossa vontade. Não espere que tudo se acabe para experimentar o melhor de Deus.
ENFRENTANDO CRISES
A Bíblia nos orienta:
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127:1
Deus precisa estar presente em nossa casa e na nossa família, pois só quando experimentamos o laço espiritual com ELE, através das realidades espirituais (oração, leitura da Palavra, culto doméstico, diálogo aberto e franco, respeito), é que edificamos a nossa casa, que se torna uma fortaleza contra a onda de vícios e imoralidade que invadem o mundo, e ficamos prontos para impactar a sociedade, a igreja e a nação.
Para manter um lar unido e feliz, considerando que cada componente da família tem diferentes opiniões e anseios, a Bíblia nos ensina que o Amor e o Perdão no lar são deveras importantes para manter a família unida e feliz:
E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14
Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32
CONCLUSÃO
E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 2Pedro 1:19
Que a Palavra de Deus seja lâmpada para os pés e luz para o caminho de nossas famílias (Salmos 119.105), e que os pais possam pôr em prática os ensinamentos do Apóstolo Paulo na carta a Timóteo:
Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 2Timóteo 3:16
Eis aí a receita para um lar abençoado e para uma Família crescer na graça e no conhecimento, acrescido ainda da palavra chave, que é o Amor (1Cor 13).
Bons estudos a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário