quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Subsídios à lição 07 (07408)

Por Ana Sueli
Professora da Classe Lírio dos Vales


A Família é uma das instituições mais antigas. Foi instituída por Deus antes que o pecado entrasse no mundo. Portanto é uma instituição Divina, ou seja, a Família é uma idéia de Deus, em uma majestosa demonstração de poder e propósito, e chega até nós com a fragrância do Jardim do Éden (Gênesis 1.26 e 27).

OBJETIVOS PARA OS QUAIS DEUS ESTABELECEU A FAMÍLIA:

Gênesis 2:18
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.


1- Completar Seu trabalho criativo ao fazer a mulher, a peça final no maravilhoso e complexo quebra-cabeça da criação de Deus;
2- Ao preferir fazer a mulher da carne e dos ossos do homem, Deus ilustrou que, no casamento, homem e mulher estão simbolicamente unidos em uma só carne;
3- Eva era suficientemente parecida com Adão para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos, eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho.


Gênesis 1:28
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.


1- Aqui percebemos nitidamente a idéia de Deus para a formação da família, numa idéia de “frutos”.
2- Verificamos ainda que Deus ordena ao homem e à mulher que exerçam absoluta autoridade e controle, delegando um pouco de Sua autoridade à raça humana, esperando que assumissem a responsabilidade sobre o meio ambiente e as outras criaturas que compartilham o planeta.


Eclesiastes 9:9
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.


1- Deus criou o casamento para nosso prazer, e declarou que é bom. Fazendo uma conexão com o que Salomão escreveu em Provérbios 5.15-21, verificamos o claro propósito de Deus no que concerne também à fidelidade conjugal. Deus planejou o casamento e o santificou.
2- Num casal, um cônjuge deve considerar o outro como uma dádiva especial da parte de Deus, e amá-lo com prazer, pureza e ações de graças. A sabedoria, direção e benção do Senhor são essenciais se quisermos ter um casamento feliz. Deus estabeleceu o casamento para satisfazer o primeiro problema da raça humana: a solidão.


Jesus apoiou a instituição do casamento, sendo a família o lugar do primeiro milagre em Caná da Galiléia:


Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. João 2:2


O vinho feito por Jesus era o melhor. Se sua família perdeu o vinho novo, Jesus pode transformá-la, pois a vida de acordo com a vontade de Deus é superior àquela segundo a nossa vontade. Não espere que tudo se acabe para experimentar o melhor de Deus.


ENFRENTANDO CRISES


Numa sociedade corrompida, onde os sintomas de degeneração são alarmantes, vemos através da mídia as notícias de crimes no seio da família, filhos irreverentes, crianças abandonadas, etc. Estes são sinais claros que mostram que a família está desordenada e sem ideais.


A Bíblia nos orienta:


Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127:1


Deus precisa estar presente em nossa casa e na nossa família, pois só quando experimentamos o laço espiritual com ELE, através das realidades espirituais (oração, leitura da Palavra, culto doméstico, diálogo aberto e franco, respeito), é que edificamos a nossa casa, que se torna uma fortaleza contra a onda de vícios e imoralidade que invadem o mundo, e ficamos prontos para impactar a sociedade, a igreja e a nação.


Para manter um lar unido e feliz, considerando que cada componente da família tem diferentes opiniões e anseios, a Bíblia nos ensina que o Amor e o Perdão no lar são deveras importantes para manter a família unida e feliz:


E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14


Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32


CONCLUSÃO


Só através da Palavra de Deus e do Espírito Santo, que nos iluminam e nos guiam à verdade que é Cristo, é que podemos alicerçar nossa Família:


E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 2Pedro 1:19


Que a Palavra de Deus seja lâmpada para os pés e luz para o caminho de nossas famílias (Salmos 119.105), e que os pais possam pôr em prática os ensinamentos do Apóstolo Paulo na carta a Timóteo:


Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 2Timóteo 3:16


Eis aí a receita para um lar abençoado e para uma Família crescer na graça e no conhecimento, acrescido ainda da palavra chave, que é o Amor (1Cor 13).


Bons estudos a todos!

Nenhum comentário: