sábado, 26 de setembro de 2009

Lição 13 - Estratégias históricas contra a Igreja

por presbítero Gerson Tomé

professor da classe Obreiros



A igreja edificada por Jesus inicia-se com uma promessa, de que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mateus 16.18); mas isso não significa que não enfrentaríamos as ciladas do diabo que constantemente ataca a igreja.Veremos que o inimigo ao longo da história utiliza estratégias baseando-se no momento que a igreja está vivendo.


1)Satanás atenta contra a infância da igreja

Note que o escritor é bem claro quando diz que ao estudarmos a infância, juventude e a fase adulta da igreja estamos referindo-se ao aspecto histórico e organizacional da igreja (universal), pois a igreja nunca envelhece, ela é o corpo de cristo (Colosenses 1.18; I Coríntios 12.27).


A igreja primitiva possuía a presença do espírito santo abundante uma característica que a unia a Jesus, não foi não foi por acaso que Jesus alertou: “Ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto seja revestido do poder”(Lucas 24.4)


Certamente Jesus sabia a que eles averiam de enfrentar e seria humanamente impossível obter vitória sem a ajuda do Espírito Santo.


O diabo intentou contra a vida de nossos primeiros irmãos, mas a estratégia falhou porque estavam cheios do espírito santo Atos 7.55(ler este versículo)


É impressionante observarmos que o diabo tentou vencer e derrotar os nossos primeiros irmãos, no aspecto doutrinário semeando heresias, (Apocalipse 2.14,15), todavia neste quesito estavam bem firmados, afinal de contas a doutrina que foi ensinada naqueles dias são os mesmos que utilizamos hoje. A igreja estava edificada sobre a rocha e as tempestades não a destruiu (Mateus 7.26), (leia, é importante).


Constantino foi o primeiro estadista da antiguidade a estabelecer um acordo de convivência com a igreja cristã.

No século III Constantino se converte e sem dúvida causou muita euforia na igreja pois terminava um período de perseguição para a igreja, alguns templos foram restaurados outros construídos. Após a conversão de Constantino muitos da nobreza foram admitidos e muitos sem experiência se tornaram mestres e lideres do cristianismo (Ap 2.14), o obreiro não pode ser neófito(I Timóteo 3.6).


2) Satanás tenta roubar a igreja juvenil

A partir do século IV o cristianismo tornou-se a religião oficial do império romano. Os imperadores passaram a interferir diretamente na igreja ‘visível’.


Era uma estratégia do diabo para roubar a liberdade da igreja, controlar os passos da igreja, determinar ações da igreja, faze-la transgredir,etc.


A adoração também foi um ponto onde o inimigo tentou desvirtuar a igreja da verdadeira adoração (Mateus 4.10; João 4.23).


Foi neste período que foi implantado o culto a Maria (Mariolatria), foi o joio semeado pelo inimigo que está entre nós até os dias de hoje.


A santidade fundamental para salvação( Hebreus 12.14) ficou em segundo plano.


A cunscupiciência carnal se apodera de muitos, as riquezas, patrimônios, poder político passa a ser prioridade para a igreja.


Jesus disse não podeis servir a Deus e as riquezas (Marcos 6.24). Paulo também ensinou que os que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus (Gálatas 5.19,21).


Era justamente este o objetivo do diabo, afastar a igreja dos tesouros que estão no céu e afastar a igreja de Deus.


3) Satanás tenta destruir a igreja adulta

O marco da igreja de Jesus é a evangelização, não há nada mais importante, do que o cumprimento do ide mencionado por Jesus em diversos textos (Mateus 28.19; Marcos 16; Atos 1.8).


Neste período medieval da História da igreja o propósito da igreja era temporal e políticos. Esse período durou quase mil anos. Foi nesse período que se deu desenvolvimento do poder papal.


A idéia de estabelecer um reino temporal também alimentado por Hildebrando no século XII onde este homem almejava tornar a igreja senhora suprema do universo, contrariando os ensinamentos de Jesus a cerca deste assunto (Jó 18.36).


Neste período o clero teve de rever os conceitos organizacionais e renovar os métodos estabelecidos por Jesus, por ensinamentos pagãos.


Jesus disse ninguém vem ao pai a não ser por mim (João14.6).

Ficou estabelecido que o papa ficaria entre Deus e o homem. Seria menos que Deus e mais que o homem.

O papa Julga e a todos e não é julgado por ninguém.


4)A As investidas de satanás contra a igreja contemporânea

Muitos se consideram auto-suficientes, amantes de si mesmo e por ocupar um cargo na igreja se colocam em um patamar anti-biblico e completamente distante dos ensinamentos de Jesus: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração


Em nossos dias estão elaboradas e aprovadas as leis que definem e protegem com o “direito”: hábitos, vícios, comportamentos e certos aspectos culturais totalmente inco patíveis com a vida cristã e as práticas do corpo de Cristo.


O estado laico não pode adotar uma religião como oficial nem se opor a manifestação de qualquer religião,seja ela professada pela maioria ou pela minoria. Mas o que podemos constatar é a poderes legislativo, executivo e judiciário dos estados ditos laicos, elaborarem leis destinadas a calar a voz da igreja.


Por exemplo:

Há uma lei tramitando no congresso com relação à obrigatoriedade do ensino religioso. Oremos pelo nosso país e pela igreja.


Conclusão

Atualmente temos uma igreja que está em crescimento no Brasil,todavia o que percebemos é uma igreja que quer ser servida por Jesus, não está disposta a servir a Jesus incondicionalmente , como nos ensinou Jesus.Fiquemos atentos a tudo que acontece ao nosso redor principalmente com relação ao modismo que também está em evidencia.Que o Senhor nos de discernimento para não sermos enganados,pois em todo tempo o diabo cria novas estratégias contra a igreja.

Nenhum comentário: