sábado, 5 de setembro de 2009

Lição 10 - Poemas e hinos louvam a justiça e a lei de Deus

por Maria Ferreira
professora da classe Lírio dos Vales



Constam nos Salmos profecias, doutrinas, promessas, livramentos, instruções e aconselhamentos gerais: exortação à adoração; ao louvor; à dedicação; à servidão; à proteção; bênçãos diversas e eternas; profecia.


1 - Deus revela sua vontade e projeto para resgatar e salvar o homem que se afastara de seus propósitos.

O Senhor estabeleceu a justiça divina e a sua lei para práticas iguais de procedimentos corretos e justos para que o homem (raça humana) proceda e obedeça sua vontade.


O nosso Deus tem piedade e benignidade; Ele é sofredor e grande em misericórdia.

Piedade: Amor às coisas religiosas; á devoção; compaixão, etc.

Misericórdia: Compaixão disputada pela misericórdia alheia, perdão.

Seus justos castigos: Alguns para regeneração e salvação por meio da fé em Cristo e pelo arrependimento de seus pecados.


A justiça e o juízo são bases do seu trono (Salmo 89.14). O Senhor fez juízo e justiça contra Babilônia (hoje Iraque), Assíria (Irã), Grécia e Roma. Vide ainda a ruína de Israel sob o Egito e sob o poder da Alemanha, quando morreram seis milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. Israel retornou como nação em 1948.


Sua justiça é eterna e a sua lei é a verdade (Salmo 119.142). As leis do Senhor são imutáveis em relação a todas as coisas criadas.


2 - Os livros poéticos traçam o perfil dos justos.


Os justos, os íntegros e retos possuem caráter, personalidade, generosidade, bondade, espiritualidade e outros valores morais e espirituais, sendo estes os frutos do Espírito.


Relação de alguns justos citados na Bíblia: Enoque, Matusalém, Noé, Abraão, José, Moisés, Daniel, etc. Os justos se humilham perante o Senhor e confessam erros e transgressões cometidas, deslizes morais e outras falhas (Salmo 51). São perdoados, purificados, santificados, renovados e agradecidos. Restaurados voltam a louvar, servir e ofertar ação de graças ao Senhor.


No dilúvio (Gênesis 6.13-23; 7.1-24; 8.1-14, 22) Deus livra Noé, sua família, animais, aves, etc. (Hebreus 11.7)

No Egito (escravos por 40 anos) abriu o Mar Vermelho para o povo eleito atravessar a seco, através de Moisés (Êxodo 14. 21, 22); a morte dos egípcios (Êxodo 14. 21-31).

Diante de provas diversas: 40 anos peregrinando no deserto, Deus supriu as necessidades de Israel durante este período.


Há também as relações dos justos com os pobres e necessitados.

Obrigação segundo a lei: na colheita deixar sobejos (sobras de alimento para sustendo dos pobres e necessitados) – Êxodo 23.11; 30.15

Boaz socorre, ajuda Rute e casa-se com ela: da pobreza à riqueza (Rute 2. 1-4). O justo dá e não nega o bem ao pobre. (Provérbio 21. 26)


3 - Os livros poéticos expõem as intenções dos ímpios


Satanás introduziu no mundo o espírito de iniqüidade e ele está ativo no meio de todos os povos: brancos, negros e amarelos; ricos e pobres; pequenos e grandes; dos sábios aos ignorantes (incultos); de governantes a governados.


Os propósitos dos ímpios em relação a Deus são indiferença e descrença ao nome e pessoa de Deus.

Os ímpios na sua maioria não crêem e nem servem ao Deus Vivo e Eterno. E ainda dizem: “Não há Deus” (Salmo 2.2,3; 10.3; 36.4); “Fizemos acordo com a morte (Isaías 28.15,16) e com o inferno”; “a mentira é o nosso refúgio e sob a falsidade nos escondemos”, na tentativa de escaparem do juízo de Deus.


Para os ímpios os pobres são [1] considerados de classe inferior, pouco capazes, necessitados; [2] pobres de espírito, ou seja, sem valores de alma, de espírito, de amor, de fé, de sentimento nobre. [3] Há também os ricos, cheios de bens; sábios; pessoas cheias de poder, de saber, que são os piores pobres de espírito, de alma.


Quanto às intenções dos ímpios em relação ao justo (íntegro, reto), eles procuram remover os fundamentos dos justos para impedir-lhes as ações. Como aconteceu a Noé, Jó, José, Daniel entre outros.


4 - Os cânticos revelam o caráter e o alcance da lei de Deus


Os cânticos revelam mistérios, profecias, ações de graças, exaltação ao Senhor, ao Deus vivo.

Lei: conjunto de normas e regras quer sejam as leis do Estado, do País, as constituições, os códigos penais e outros.


Visto que Deus é perfeito, Ele diz: “Sede vós perfeitos como é perfeito o vosso Pai que setas nos céus”. (Mateus 5.48; Deuteronômio 18.13)


Porque Deus é perfeito, íntegro, reto, santo, santo, santo e justo em todos os seus caminhos.

O testemunho de Deus é fiel (Salmo 19.7). Nele não há sombra de variação. Ele é santo e justo.


Os preceitos humanos são mutáveis e há necessidade de alterações constantes (as constituições, os códigos penais e civis).

Os preceitos, as leis divinas são imutáveis, elas permanecem para sempre.


Aleluia, Glória ao Senhor.

Nenhum comentário: