quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lição 8 - A justiça no livro de Jó

por Gabriel Raso
professor da classe Unidos em Cristo


Que a verdade seja dita!
Há pessoas que passam por provações, por obediência e outras por desobediência.

Quando estivermos sendo provados temos que ter discernimento para saber se estamos sendo obedientes ou desobedientes.Muitos querem as bençãos de Jó, mas ninguém quer passar pelo que ele passou.

O livro de Jó nos retrata exatamente o sofrimento do justo. E porquê o justo sofre?

Jó foi julgado pelos seus amigos sem causa. Seus amigos não tinham o poder de julgá-lo, muito menos condená-lo. Em alguns momentos de nossa vida não é diferente! As pessoas que nos rodeiam querem nos julgar e já nos condenar sem antes saber por que estamos passando por determinada situação.

Muitos acham que Jó foi provado só para receber uma benção. Mas não foi só por isso. Deus queria mostrar para Satanás que existem homens fiéis na Terra e que estão preparados para enfrentarem qualquer tipo de provação, rejeição e até condenação de amigos e esposa, ou seja, família. Mas a maior recompensa de Jó não foi benção ou elogio dos amigos e nem mostrar para Satanás que ele era fiel a Deus, mas foi o reconhecimento do próprio Deus pela sua vida. Isso com certeza aumentou e muito a amizade de Deus com Jó.

Acho que isso é mais gratificante do que qualquer benção temporária; Jó estava buscando uma benção eterna.

Amados irmãos, não fiquem preso às bençãos temporárias, mas busquem e prendam-se às bençãos eternas.

Jó foi julgado pelos seus próprios amigos, Jesus foi condenado pelo seu povo.

Jó no momento da provação não ficou preocupado com o que os seus amigos achavam dele, pois ele não queria agradá-los. Ele tentou se defender, mas não adiantou, pois ele estava mais preocupado em agrdar a Deus.

É aí que está o nosso erro, pois queremos agradar a todos, menos agradar a Deus.

Deus só prova quem ele ama!

Eu creio que Jó passava-se neste versículo: " Por que para mim tenho por certo que as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". Romanos 8.18

Amém

Nenhum comentário: