domingo, 2 de agosto de 2009

Lição 5 - 3º trimestre

A lei perfeita da liberdade

por Evangelista Edmilson Acioli de Araujo


Liberdade: faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação. (dicionário Aurélio)

Liberdade espiritual: capacidade dada por Deus, através de Jesus, ao homem de decidir e agir segundo a Bíblia. Regra de Fé a todo que é nascido de Deus. (I Jo 5.1)

O título dessa lição chama de perfeita a lei da liberdade, sem dúvida ela é perfeita. Mesmo que a palavra perfeita pareça ser incoerente para os incrédulos no presente século, não se compara a lei de Deus com a dos homens, não se compara a justiça de Deus com a dos homens. (Is 64.6)
O processo de liberdade começa exatamente quando o homem é esclarecido de que é escravo da soberba da vida, da concupiscência dos olhos,anda segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que opera nos filhos da desobediência ... Ef 2.1,2.
Após ser esclarecido, é oferecido ao homem o perdão de seus pecados por Jesus. Cabe ao homem crer e aceitar este perdão que lhe dará uma nova vida e oportunidade de ser salvo. Esse processo é uma operação ou obra do Espírito Santo no crente, pela qual este experimenta uma mudança no coração. Essa obra é identificada nas Escrituras por expressões como “nascer de novo”, “ vivificar”, participar da natureza Divina.
Fica caracterizado que a nova vida é regida pelo novo testamento, onde esta registrada essa obra de redenção de Jesus pela sua morte no calvário (crucificação), e que pela fé neste novo testamento temos acesso a Deus.
A lei perfeita da liberdade não traz peso para obediência, mas, sim, Graça (misericórdia, favor de Deus) para nós através de Cristo, e isto nos torna servos, despenseiros, servindo-o liberalmente com amor e alegria para sua Gloria.

Nenhum comentário: