sábado, 31 de julho de 2010

Lição 4 - Sogra e nora desfrutando do amor de Deus

por Marili Salete Furlan Claro*



A lição desta semana nos fala de uma história entre duas mulheres que diante das dificuldades e crises que estavam passando, uniram-se e conseguiram superá-las juntas.
Estamos falando de Noemi e Rute, a história de uma família israelita que se dirige a uma cidade vizinha, Moabe, em época de fome e, ali, passa grandes dificuldades.
Primeiramente, Noemi perde seu esposo. Em seguida, seus dois filhos se casam com mulheres moabitas e ficam morando ali por mais ou menos dez anos, quando, então eles morrem e ficam as três ficam sozinhas e em uma terra estranha para Noemi. Isso em um tempo em que as mulheres não tinham nenhum valor.
Noemi não tinha raízes em Moabe e, assim que soube que o Senhor se lembrara de Judá e dera-lhes pão, tomou a decisão de retornar para casa. Isto fez surgir um problema para suas noras, que o enfrentaram de maneiras diferentes. E Deus suscita em Rute uma magnífica declaração de lealdade.
Em Rute 1.8 está escrito: "e disse-lhes Noemi: ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram, e comigo". Este texto expressa a oração de Noemi para que o Senhor demosntrasse o seu amor fiel e leal à aliança para aquelas duas viúvas moabitas.
Orfa volta para a casa de seus pais, porém a resposta de Rute é expressão clássica de fidelidade. Ela declara sua devoção eterna a Noemi e recusa-se a deixá-la, agora e em qualquer ocasião. Ela ficaria com Noemi até a morte, e morreria onde a sogra morresse . Logicamente que Deus estava no controle daquela situação, pois dali surgiria a genealogia de Jesus.
Para que haja felicidade entre uma família, é necessário que sogra e nora tenham uma vida de renúncia. Que tenham um compromisso com a Palavra e obediência ao Senhor. Sogras por serem mulheres mais idosas, devem ser sérias em seu proceder, aconselhar as mais novas e terem uma vida sadia (Tito 2.3-5).
Por sua vez, noras devem cultivar uma vida como a da mulher virtuosa em Provérbios 31.10. Devem ser dignas de confiança, eposas fiéis, eficientes, valorosas. Serem pessoas cheias de energia e estarem sempre ocuapadas. A chave para a beleza das noras é a vida espiritual; além de serem piedosas e tementes a Deus.
Assim como Rute usou de misericórdia com sua sogra, em tempo oportuno Deus foi misericordioso com Rute e concedeu-lhe um esposo rico, bom e temente a Deus. Grandes são as recompensas de Deus para nossas vidas quando cumprimos seus propósitos.
Deus os abençoe!



*Marili é professora da classe Rosa de Saron da Escola Bíblica Dominical da ADBrás em Jardim Helena e Diaconisa no corpo de obreiros da igreja.

Nenhum comentário: