sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lição 2 - As bênçãos de ter os verdadediros amigos

por Marili Salete Furlan Claro*



Neste mundo relativista em que vivemos, onde o que prevalece é a verdade de cada um, numa sociedade em que "o que é bom" suplanta "o que é certo" e "o que funciona" substitui "o que é ideal", nós cristãos temos a responsabilidade de cultivar relacionamentos verdadeiros que glorificam o nome do Senhor.

Amizades duradouras são construídas sobre o alicerce de uma amor incondicional, lealdade perene e compromisso imutável.

Em provérbios 27.10 está escrito assim: "Não abandones o teu amigo, nem o amigo do teu pai, nem entres na casa do teu irmão no dia da adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe".

A idéia aqui não é deixar de lado a auda do irmão, mas enfatizar a ajuda do amigo confiável. Não podemos escolher os irmãos, mas um amigo escolhido livremente pode ser, muitas vezes, mais chegado que um parente de sangue.

O verdadeiro amigo "ama em todo tempo", na alegria e na tristeza, na doença e na saúde. Não há tempo para se amar um amigo.

O verdadeiro amigo multiplica as alegrias e divide as tristezas.

Eclesiastes 4.9-12 nos mostra o valor do companheiro e da amizade.

Na Bíblia encontramos várias situações de verdadeiras amizades. Eis aqui algumas delas:
- Samuel 18.1: Os fortes laços de amizade entre Davi e Jônatas eram caracterizados por um compromisso de lealdade, de afeição, de sacrifício próprio e de responsabilidade.
- Rute 1.16, 17: O compromisso é a base de todo relacionamento. Rute aceitou de bom grado um futuro incerto e, mediante juramento solene, comprometeu-se não apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel.
- Lucas 1. 39-56: A amizade entre Maria e Isabel. Podemos ver aqui a amizade de uma mãe honrada com sua prima, uma mulher sábia, íntegra e obediente.
- Paulo em seu ministério teve também muitos amigos.

Nós como cristãos, temos a missão de construir amiazades sólidas que durem a vida inteira e se estendem por toda eternidade.

Há, porém, um amigo que nunca podemos deixar de lado, porque Ele nunca nos abandona. Não importa se somos pobres ou ricos. Um amigo que está sempre de braços estendidos esperando por nós. Seu nome é JESUS. E Ele quer ser seu amigo!


Deus abençoe. Bons estudos.



*Marili Salete é professora da classe Rosa de Saron da ADBrás em Jardim Helena e Diaconisa no corpo de obreiros da igreja.

Nenhum comentário: