sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lição 3 - O relacionamento dos pais, filhos e a Palavra de Deus

por Edmilson Acioli*



Sem qualquer sombra de dúvida, a boa formação do caráter de uma criança em seu desenvolvimento será o pricipal escudeiro para um bom relacionamento, não só com seus pais, mas, também, diante de uma sociedade agredida pela corrupção, que cada vez mais quer atingir o bom senso e permeia com sutileza violar os bons costumes, causando desequilíbrios na boa convivência de semelhantes entre si.

É fato que os primórdios da infância influenciam muito no desenvolvimento de uma criança. A vida de compromissos de pais ausentes no cuidado e atenção aos seus filhos, faz com que a era da tecnologia ocupe essa tarefa de educar.

As mensagens subliminares maquinam no intelecto dessas indefesas mentes, gerando egoísmo, vingança, sexo desenfreado, imoralidade, desafeto, enfim, uma formação que resultará em um futuro homem ou mulher com um comportamento que pode desencadear atitudes trágicas, que muitas vezes começam dentro do lar. (Ler matérias como "Adolescente mata a própria irmã com um tiro na nuca" e "Adolescente mata irmão de 11 anos com disparo acidental" no blog Diga Não à Erotização Infantil)

Há, ainda, pais que tiveram uma educação que não prescrevem suas ideias no que diz respeito à educação dos filhos e que dizem: "Não vou criar meus filhos como fui criado por meus pais". Assim, acabam sendo super protetores, o que pode ser muito prejudicial para a educação dos filhos.

Cada dia o desafio de educar aumenta e temos um grande referencial que não podemos perder nem desprezar, a Palavra de Deus.

Existe também uma preocupação que deve ser tratada com muita seriedade, que é o caso de seitas que se alastram cada dia, que são grandes desafios para a fé e a justiça no terceiro milênio. Temos seitas cristãs, orientais, secretas, agnósticas, satânicas, pseudo científicas, fundamentalistas, etc.

Um caso ocorrido no Rio de Janeiro mostra que um homem (Miguel Pereira), que era frequentador de uma seita que não permite doação de sangue, teria matado a esposa. Ele teria dito ser Vingador de Jeová. Este caso foi registrado na 69ª DP.
"Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos" (Salmo 128.1).

Observe, ainda, o que diz o Salmo 119.130: "A exposição das tuas palavras dá luz e entendimento aos simples".

Para a igreja de Cristo, a palavra das Sagradas Escrituras não só dão uma boa formação no caráter das crianças, como também lhes produz vida espiritual nos padrões morais de Deus.

A sociedade tem perdido esse grande e único referencial de padrão de vida; por causa disso é que hoje acontecem tantas desgraças que causam espanto, sendo que, na maioria dos casos, os jovens são os grandes causadores e vítimas dessa realidade.

Não deixe seu filho, na infância, ser um desertor de uam boa educação à luz das Escrituras. Não seja omisso em dar a ele esse direito; seja pai, mãe ou educador. Traga seus filhos a EBD (Escola Bíblica Dominial).



*Edmilson é casado e pai de Fernanda, Felipe e Melissa. Atua como evangelista na ADBrás em Jardim Helena e é frequentador assíduo da Escola Bíblica Dominical.

Nenhum comentário: