segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lição 5 - A Igreja, seu poder relacional e dimensão relacional

por Alan Gomes de Sá*



“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13.34,35
O que é a Igreja? Para quê ela serve? É realmente necessária? Sabemos pela Palavra de Deus que a Igreja é o ajuntamento dos que foram “chamados para fora” (do grego ekklesia, significando o grupo dos chamados para fora), para fora de um sistema e uma vida pecaminosa para viver uma nova vida para Deus em Cristo Jesus. É formada pelos discípulos, seguidores de Jesus Cristo, que tem o Seu Espírito habitando neles, que o amam mesmo nas suas fraquezas e o seguem com todas as suas forças, em comunhão uns com os outros.

Deus tem um plano maravilhoso para Sua Igreja, este delineado nas páginas das Escrituras Sagradas, plano este que não pode ser comparado com o plano de Deus com o Israel terrestre. Apesar de Deus não ter rejeitado este povo, e ainda muitas promessas de Deus feitas a este povo serem cumpridas literalmente no futuro que cremos estar próximo, a Igreja de Jesus Cristo está relacionada a coisas celestiais (Efésios. 1.3).

Entretanto, ainda este povo chamado para fora caminha neste mundo como peregrinos e forasteiros, que apesar de estarem aqui, e viverem aqui, tem na verdade, o seu coração e alma voltados para aquela pátria celestial, e para Aquele que para nós, foi preparar-nos lugar, Jesus! (I Pedro 2.11; I Coríntios 10.1-11; Hebreus 12.18-23; João 14.1-3)

É com lamento que vemos esta visão bíblica de igreja ser desvirtuada e transformada em uma visão de clube ou mera associação ou ajuntamento humano. Vivemos a era dos grandes templos, que ajuntam grandes multidões em nome de Cristo, mas que não forma discípulos, que não incentiva a comunhão com os irmãos.

Entre todos os nomes que a Bíblia ensina, na questão relacional, Corpo de Cristo é o que torna evidente sua questão relacional (I Coríntios 12.27ss). Um corpo expressa aquilo que há em seu intimo, em seu ser. A igreja foi chamada para expressar todo o ser de Cristo, que tem como base o amor.
Este amor deve ser buscado por cada seguidor de Jesus Cristo. É a base para todo relacionamento (Colosenses 3.12-14) e para o cumprimento da missão da igreja em seu relacionamento com Deus, com seus membros e com o mundo.



*Alan é casado, atua como evangelista na ADBrás em Jardim Helena e colaborador da Escola Bíblica Dominical na igreja.

Nenhum comentário: