segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lição 6 - O relacionamento do pastor, obreiros, a igreja e sua família

por Marcos Oliveira*



Entrosamento: quem já assistiu uma partida de futebol sabe bem o que essa palavra quer dizer. A intimidade dos jogadores com a bola, da bola com os jogadores e dos jogadores entre si é o que, definitivamente, decide a qualidade de um time.
Paulo, no entanto, preferiu se valer de um exemplo mais físico: o corpo. "Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo" ICoríntios 12.12. Da mesma forma que, ao invés de usar a palavra entrosamento, optou por comunhão.
Para ambos os casos, futebol ou corpo, e ambas as palavras, entrosamento ou comunhão, o resultado é um só: A UNIDADE.
O corpo é o resultado de uma sequência de ações desenvolvidas por órgãos com espaços e funções pré estabelecidas, mas, por mais órgãos que o corpo tenha, trata-se apenas de um só corpo.
O time de futebol é o grupo de onze pessoas que interagem com o objetivo de fazer o gol; pode ter onze jogadores em campo, mas o time é um só.
A igreja (merefiro à igreja local) é a comunidade formada por vários membros que interagem com um ou mais objetivos comuns. Adorar a Deus e cumprir sua missão evangelística são os principais objetivos da igreja na terra, todas as demais atividades partem destas duas diretrizes.
Para que a igreja seja tão funcional quanto o nosso corpo e tenha tamanha qualidade quanto um time de futebol é necessário entrosamento ou, se preferir, comunhão.
É necessário unidade. Ela só existe quando há concordância de objetivos. Quando todos na comunidade pensam ou buscam a mesma coisa, entende-se que o povo está unido.
Entretanto, uma vez que o povo está unido é necessário ORGANIZAÇÃO. Não basta apenas todos pensarem a mesma coisa, é preciso planejamento e ordem de como alcançá-la. De nada vale todos em um time saírem correndo atrás da bola só porque todos desejam o gol; cada jogador tem uma área de atuação e o momento certo de atuar.
É exatamente por isso que Deus colocou cada membro da igreja com uma função específica e com um momento certo de atuação. É por isso també que o teu coração, não a boca, pulsa e os teus pés, não o olho, andam.
Mas, esse tipo de organização só pe possível quando existe o RESPEITO. Ele é o elo que une pessoas diferentes e as faz conviverem em sociedade, sem agredirem umas às outras, a fim de alcaçarem um objetivo comum.
UNIDADE, ORGANIZAÇÃO e RESPEITO. Estes três elementos já são mais que o suficiente para qualquer sociedade secular alcançar o resultado esperado. Mas, quando falamos da igreja, falamos de uma instituição que é, ao mesmo tempo, física e esiritual. Assim sendo, requer elementos físicos e espirituais.
Só existe um elemento que eu conheço, presentes nessas duas esferas e capaz de aglutinar os indivíduos envolvidos de tal forma que sejam um só: O AMOR. Sou impossibilitado de falar de relacionamento cristão sem falar de amor.
É o amor que faz um pastor negar seus interesses e paixões particulares para apascentar um povo que antes não conhecia e pelo qual não era conhecido, admoestando-o como manda a Palavra, em amor. Trocar noites bem dormidas, por visitas noturnas a hospitais; o domingão e os feriados com a família ficam em segundo plano para dar lugar a uma semana intensa, dedicada a um projeto da igreja que contribua para o crescimento geral do povo.
Da mesma forma, só o amor faz uma multidão se reunirem em uma noite fria, a fim de escutar um sermão que nem sempre diz o que se quer ouvir, mas o que realmente se precisa. O amor leva pessoas que , ocupam os cargos de gerentes, diretores e presidentes de grande corporações e conglomerados financeiros a submeterem-se ao mando e a ordem de uma autoridade eclesiástica.
O amor vai além do respeito, pois o respeito facilita a convivência muitas vezes necessária, o amor faz nascer o prazer de conviver.
Ele faz com que as pessoas da sociedade pensem em como suprir a necessidade de um membro, ainda que essa necessidade seja também a sua própria necessidade; faz com que mil pessoas se movam para atender a necessidade de uma única pessoa.
A igreja é, e deve ser sempre, a instituição que supera todos os níveis de relacionamento e organização já vistos no mundo físico, uma vez que este luta pelo que é corruptível e aquela pelo que é incorruptível. Essas duas se relacionam e se organizam, não necessariamente pelo dejeso genuíno dos indivíduos que as compõem.
A igreja se relaciona porque existe um confirmação interior em cada indivíduo que faz entender que a instituição está perfeitamente distribuída por Deus e que cada autoridade estabelecida procede da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.
Isso motiva cada membro a conviver harmoniosamente, indiferente de sua função na comunidade, salvo os que ainda não compreenderam a verdade do Evangelho, os quais suportamos, também em amor, "até que Cristo seja gerado neles".
Se a igreja perder essa essência - do amor -, perderá a base fundamental que traz todos os outros elementos do perfeitos em sociedade.



*Marcos atua como diácono do corpo de obreiros da ADBrás em Jardim Helena. Desenvolve um projeto referente a discipulado pastoral e cursa jornalismo. É casado e responsável pela ativação do site da igreja.

Um comentário:

Salatiel disse...

Gostei muito do texto. Deus fala em varias passagens na biblia sobre união e sobre sermos um. So uma observaçao sobre a estética do blog é que seria mais comodo colocar menos postagens por pagina e colocar um "leia mais" em cada postagem, para melhorar a visualizaçao dele, mas de resto, ótimo trabalho e Deus abençoe vcs