sábado, 31 de julho de 2010

Lição 4 - Sogra e nora desfrutando do amor de Deus

por Marili Salete Furlan Claro*



A lição desta semana nos fala de uma história entre duas mulheres que diante das dificuldades e crises que estavam passando, uniram-se e conseguiram superá-las juntas.
Estamos falando de Noemi e Rute, a história de uma família israelita que se dirige a uma cidade vizinha, Moabe, em época de fome e, ali, passa grandes dificuldades.
Primeiramente, Noemi perde seu esposo. Em seguida, seus dois filhos se casam com mulheres moabitas e ficam morando ali por mais ou menos dez anos, quando, então eles morrem e ficam as três ficam sozinhas e em uma terra estranha para Noemi. Isso em um tempo em que as mulheres não tinham nenhum valor.
Noemi não tinha raízes em Moabe e, assim que soube que o Senhor se lembrara de Judá e dera-lhes pão, tomou a decisão de retornar para casa. Isto fez surgir um problema para suas noras, que o enfrentaram de maneiras diferentes. E Deus suscita em Rute uma magnífica declaração de lealdade.
Em Rute 1.8 está escrito: "e disse-lhes Noemi: ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram, e comigo". Este texto expressa a oração de Noemi para que o Senhor demosntrasse o seu amor fiel e leal à aliança para aquelas duas viúvas moabitas.
Orfa volta para a casa de seus pais, porém a resposta de Rute é expressão clássica de fidelidade. Ela declara sua devoção eterna a Noemi e recusa-se a deixá-la, agora e em qualquer ocasião. Ela ficaria com Noemi até a morte, e morreria onde a sogra morresse . Logicamente que Deus estava no controle daquela situação, pois dali surgiria a genealogia de Jesus.
Para que haja felicidade entre uma família, é necessário que sogra e nora tenham uma vida de renúncia. Que tenham um compromisso com a Palavra e obediência ao Senhor. Sogras por serem mulheres mais idosas, devem ser sérias em seu proceder, aconselhar as mais novas e terem uma vida sadia (Tito 2.3-5).
Por sua vez, noras devem cultivar uma vida como a da mulher virtuosa em Provérbios 31.10. Devem ser dignas de confiança, eposas fiéis, eficientes, valorosas. Serem pessoas cheias de energia e estarem sempre ocuapadas. A chave para a beleza das noras é a vida espiritual; além de serem piedosas e tementes a Deus.
Assim como Rute usou de misericórdia com sua sogra, em tempo oportuno Deus foi misericordioso com Rute e concedeu-lhe um esposo rico, bom e temente a Deus. Grandes são as recompensas de Deus para nossas vidas quando cumprimos seus propósitos.
Deus os abençoe!



*Marili é professora da classe Rosa de Saron da Escola Bíblica Dominical da ADBrás em Jardim Helena e Diaconisa no corpo de obreiros da igreja.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lição 3 - O relacionamento dos pais, filhos e a Palavra de Deus

por Edmilson Acioli*



Sem qualquer sombra de dúvida, a boa formação do caráter de uma criança em seu desenvolvimento será o pricipal escudeiro para um bom relacionamento, não só com seus pais, mas, também, diante de uma sociedade agredida pela corrupção, que cada vez mais quer atingir o bom senso e permeia com sutileza violar os bons costumes, causando desequilíbrios na boa convivência de semelhantes entre si.

É fato que os primórdios da infância influenciam muito no desenvolvimento de uma criança. A vida de compromissos de pais ausentes no cuidado e atenção aos seus filhos, faz com que a era da tecnologia ocupe essa tarefa de educar.

As mensagens subliminares maquinam no intelecto dessas indefesas mentes, gerando egoísmo, vingança, sexo desenfreado, imoralidade, desafeto, enfim, uma formação que resultará em um futuro homem ou mulher com um comportamento que pode desencadear atitudes trágicas, que muitas vezes começam dentro do lar. (Ler matérias como "Adolescente mata a própria irmã com um tiro na nuca" e "Adolescente mata irmão de 11 anos com disparo acidental" no blog Diga Não à Erotização Infantil)

Há, ainda, pais que tiveram uma educação que não prescrevem suas ideias no que diz respeito à educação dos filhos e que dizem: "Não vou criar meus filhos como fui criado por meus pais". Assim, acabam sendo super protetores, o que pode ser muito prejudicial para a educação dos filhos.

Cada dia o desafio de educar aumenta e temos um grande referencial que não podemos perder nem desprezar, a Palavra de Deus.

Existe também uma preocupação que deve ser tratada com muita seriedade, que é o caso de seitas que se alastram cada dia, que são grandes desafios para a fé e a justiça no terceiro milênio. Temos seitas cristãs, orientais, secretas, agnósticas, satânicas, pseudo científicas, fundamentalistas, etc.

Um caso ocorrido no Rio de Janeiro mostra que um homem (Miguel Pereira), que era frequentador de uma seita que não permite doação de sangue, teria matado a esposa. Ele teria dito ser Vingador de Jeová. Este caso foi registrado na 69ª DP.
"Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos" (Salmo 128.1).

Observe, ainda, o que diz o Salmo 119.130: "A exposição das tuas palavras dá luz e entendimento aos simples".

Para a igreja de Cristo, a palavra das Sagradas Escrituras não só dão uma boa formação no caráter das crianças, como também lhes produz vida espiritual nos padrões morais de Deus.

A sociedade tem perdido esse grande e único referencial de padrão de vida; por causa disso é que hoje acontecem tantas desgraças que causam espanto, sendo que, na maioria dos casos, os jovens são os grandes causadores e vítimas dessa realidade.

Não deixe seu filho, na infância, ser um desertor de uam boa educação à luz das Escrituras. Não seja omisso em dar a ele esse direito; seja pai, mãe ou educador. Traga seus filhos a EBD (Escola Bíblica Dominial).



*Edmilson é casado e pai de Fernanda, Felipe e Melissa. Atua como evangelista na ADBrás em Jardim Helena e é frequentador assíduo da Escola Bíblica Dominical.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lição 2 - As bênçãos de ter os verdadediros amigos

por Marili Salete Furlan Claro*



Neste mundo relativista em que vivemos, onde o que prevalece é a verdade de cada um, numa sociedade em que "o que é bom" suplanta "o que é certo" e "o que funciona" substitui "o que é ideal", nós cristãos temos a responsabilidade de cultivar relacionamentos verdadeiros que glorificam o nome do Senhor.

Amizades duradouras são construídas sobre o alicerce de uma amor incondicional, lealdade perene e compromisso imutável.

Em provérbios 27.10 está escrito assim: "Não abandones o teu amigo, nem o amigo do teu pai, nem entres na casa do teu irmão no dia da adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe".

A idéia aqui não é deixar de lado a auda do irmão, mas enfatizar a ajuda do amigo confiável. Não podemos escolher os irmãos, mas um amigo escolhido livremente pode ser, muitas vezes, mais chegado que um parente de sangue.

O verdadeiro amigo "ama em todo tempo", na alegria e na tristeza, na doença e na saúde. Não há tempo para se amar um amigo.

O verdadeiro amigo multiplica as alegrias e divide as tristezas.

Eclesiastes 4.9-12 nos mostra o valor do companheiro e da amizade.

Na Bíblia encontramos várias situações de verdadeiras amizades. Eis aqui algumas delas:
- Samuel 18.1: Os fortes laços de amizade entre Davi e Jônatas eram caracterizados por um compromisso de lealdade, de afeição, de sacrifício próprio e de responsabilidade.
- Rute 1.16, 17: O compromisso é a base de todo relacionamento. Rute aceitou de bom grado um futuro incerto e, mediante juramento solene, comprometeu-se não apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel.
- Lucas 1. 39-56: A amizade entre Maria e Isabel. Podemos ver aqui a amizade de uma mãe honrada com sua prima, uma mulher sábia, íntegra e obediente.
- Paulo em seu ministério teve também muitos amigos.

Nós como cristãos, temos a missão de construir amiazades sólidas que durem a vida inteira e se estendem por toda eternidade.

Há, porém, um amigo que nunca podemos deixar de lado, porque Ele nunca nos abandona. Não importa se somos pobres ou ricos. Um amigo que está sempre de braços estendidos esperando por nós. Seu nome é JESUS. E Ele quer ser seu amigo!


Deus abençoe. Bons estudos.



*Marili Salete é professora da classe Rosa de Saron da ADBrás em Jardim Helena e Diaconisa no corpo de obreiros da igreja.

sábado, 3 de julho de 2010

Lição 01 - Deus, criador dos relacionamentos

por Gabriel Raso*



Deus deseja se relacionar com a humanidade, mas a humanidade tem virado as costas pra Deus.

Muitos ainda vêem a Deus como solitário, ou seja, escondido em algum lugar distante, outros vêem como um Deus individualista que não se preocupa com a humanidade, pelo caos que ela tem vivido em todos os sentidos.


Deus existe e é um Deus de amor que deseja se relacionar com a humanidade, já tem dado muitas oportunidades para que nós venhamos nos relacionar com Ele, mas não aproveitamos ou valorizamos estas oportunidades, temos desprezado o seu relacionamento.


Vemos a Deus como um ser que cobra e castiga, que não vê a hora de alguém errar para punir. Temos um relacionamento aberto com tudo e com todos, mas com Deus totalmente fechado. Deus só corrige a quem ele ama, Ele quer que venhamos escolher o caminho certo para vivermos em sua presença, quando escolhemos o caminho errado e nos prejudicamos, queremos colocar a culpa em Deus. Somos nós que procuramos as situações nas nossas vidas!


Deus quer que nós falemos o que sentimos e pensamos, para que Ele possa nos ajudar em todos os sentidos.

Imagine só eu e você tendo um relacionamento totalmente aberto com Deus, falando o que sentimos e o que pensamos, seria maravilhoso. Mesmo sabendo que Deus é onisciente, onipresente e onipotente, Ele quer ouvir a nossa voz falando com Ele, sendo sincero em todas as áreas das nossas vidas.


Nós temos que aprender a ouvi-lo e praticar aquilo que Ele nos diz através da sua palavra. Sendo assim viveremos bem, nas tribulações e estaremos tranquilos, porque sabemos que temos um amigo fiel que cuida de nós em todos os momentos das nossas vidas.


Se nós tivermos um relacionamento aberto com Deus, Ele nos ajudará a praticar a sua palavra, porque essa é a vontade de dEle, que nós vivamos o centro da sua vontade.


Foi por isso que Ele criou o homem, para ser a sua imagem e semelhança, e para relacionar-se em todo o tempo com o homem.


Amém!



*Gabriel é professor da classe Unidos em Cristo da Escola Bíblica Dominical da ADBrás em Jardim Helena e Auxiliar no corpo de obreiros da igreja.