sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comentários à lição 04 (04209)

Paulo: Um apóstolo aprovado por Deus

Por Reuel Vieira

Professor da Classe Unidos em Cristo


Inicialmente, o termo 'integridade' nos remete ao adjetivo 'íntegro', que por sua vez traz como formas de conceito 'completo', 'perfeito', 'reto', 'inatacável'. Lembremos disso pois, embora sejamos propensos a errar, esse é nosso alvo. (I Jo 3.2,3 - LEIA!)

O assunto em pauta, assim como é mencionado em Deuteronômio 4.39, me leva a duas reflexões.

A primeira. A presente lição versará sobre a vida de um homem que incontestavelmente provou, através da História, a autenticidade de seu caráter cristão.

Saulo de Tarso - posteriormente, Paulo - foi criado recebendo os ensinos do Judaísmo, pois seu pai era um judeu, da tribo Benjamim.

Ao atingir maturidade, Saulo, além de judeu, tornou-se fariseu, ou seja, membro de um grupo de religiosos assíduos observadores das tradições judaicas, como também da Lei Mosaica.

Assim se desenvolveu Saulo, defendendo sempre, e de maneira pertinaz, as suas convicções. Postava-se em oposição a tudo aquilo que afrontava seus valores. Defendia com rigor o que lhe havia sido ensinado. Seu zelo pelas tradições judaicas culminou em pontos como o apedrejamento e consequente assassínio de Estêvão.

Porém Saulo, ainda obstinado por combater os componentes daquele grupo que era então tratado como "seita", tendo conseguido das autoridades da época autorização para diligenciar de Jerusalém a Damasco, a fim de prendê-los, fora surpreendido de maneira irresistível: Uma intensa luz (JESUS) o cercou e o fez cair em terra, quando ouviu o Senhor lhe questionar "Por que me persegues?" -. Nos é impossível sondar os mistérios de nosso Deus, no entanto, podemos assegurar piamente que a sinceridade e a integridade de Saulo não estavam ocultas a ELE.

Depois de tão glorioso encontro foram realizadas irrefutáveis mudanças na vida de Saulo. A mais patente: Aquele que antes perseguia agora era perseguido.

A segunda. Muitos hoje, mesmo se dizendo "crentes" - cabe aqui advertir que os demônios podem ser chamados assim (Tg 2.19) -, vivem demonstrando encarar a FÉ como se pudéssemos herdar o Reino dos Céus de qualquer maneira. O que se constitui num grande erro (Mt 5.20; Mt 25.34-46; Ap 22.15).

Constantemente ouvimos chavões do tipo "pecamos toda hora, ninguém é perfeito"; ou "Deus te ama assim mesmo, não tem problema"; ou "Você nunca vai ser perfeito mesmo aqui nessa Terra". Embora demonstrem verdades, tais chavões são questionáveis: o que vem embutido nessas declarações, não é uma espécie de abrandamento para o pecado? De maneira que se passe a considerá-lo como algo "já não tão grave assim"? Não é uma apologia? Reflitamos.

Em I Jo 3.2,3 temos um melhor incentivo:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro."

Em Mt 5.17-22 Jesus nos deu mais nobre instrução:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno."

"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus." Mt 5.48

Diante de tais verdades, que possamos nos aproximar de Cristo, tanto em comunhão quanto em semelhança. remir o tempo e viver aqui com íntegro caráter cristão, anelando a volta do Senhor Jesus.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelos excelentes comentários às lições. Deus continue vos abençoando.

Junior - Goiania

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, queridos irmãos.

Primeiramente, mil desculpas por não agradecê-los antes! Estive sem tempo de escrever. Já que estou aqui (graças ao Bom Deus por isso), quero agradecer pela indicação do Blog da Debora ao selo dos Melhores Blogs da Cristandade. Fico honrada pela consideração e o carinho de todos vocês.

Queridos, confesso: "O que é o meu humilde blog diante do vosso?" Considero-me pequenininha perto de servos tão dedicados como vocês!!! Parabéns pelo serviço incansável na obra do Rei!!!

Falando do texto...Eu amo a história de Saulo! Deus o tomou com um vaso e transformou seu caráter! Ele se tornou em Paulo, um dos apóstolos mais excelentes da história da humanidade! Amei a reflexão! O Senhor é aquele que perdoa nossos pecados e nos faz caminhar por lugares altos!!!

Deus vos abençoe sempre.

EBD Itaquerão disse...

Irmão Junior,
A Paz do Senhor!

Agradecemos sua participação em nosso blog!

Deus abençoe!

EBD Itaquerão disse...

Irmã Débora, A Paz do Senhor!

Agradecemos muito por suas palavras e achamos que seu blog realmente merece o selo pelo excelente conteúdo!

Deus abençoe!