segunda-feira, 9 de março de 2009

Comentários à lição 12 (12109)

O Oitavo Dia é uma Figura da Eternidade
Por Antonio Silva
Prof. da Classe Novos Convertidos


No ponto de vista do escritor, que já na introdução associou a eternidade à 8ª Dispensação por se tratar de um período futuro, vindo depois do Milênio, estamos vivendo na 6ª Dispensação, denominada Eclesiástica e, segundo estudiosos da Bíblia, a 7ª Dispensação será o Milênio.

Este ponto de vista facilita bastante o entendimento, devido ao fato de estarmos falando de futuro, isto é, falando de um assunto que não vivemos ainda, não temos experiências concretas. Porém, quando falamos de Dispensação, falamos de um período de tempo. Logo, concluímos que tem início e fim, e consequentemente é diferente de eternidade.

Buscando na Bíblia algumas referências relacionadas ao oitavo dia, em Gênesis 2.7 temos a criação do homem após o sétimo dia, quando Deus abençoou, santificou e descansou de toda a sua obra. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Este detalhe me chamou a atenção. Encontramos várias referências na Bíblia: “Deus não dorme”, cf. Salmos 121.4; “O Senhor pelejará por vós”, cf. Êxodo 14.14; “Porque desde a antiguidade não se viu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera”, cf. Isaías 64.4. Mesmo assim, o homem caiu. Mas Deus, que sempre trabalhou para que o homem se reconciliasse com Ele, fez promessas a Abraão, que de sua semente faria uma grande nação.

Em Gênesis 21.4 Abraão circuncidou a Isaque no oitavo dia de vida. Passaram-se gerações, até que veio o Messias, O Salvador Jesus Cristo, que também foi circuncidado no oitavo dia, para que nEle se cumprisse toda a Lei. (Lucas 2.21-24)

Conclusão:

Após a maravilhosa obra da Criação, Deus criou o homem num ambiente privilegiado denominado Jardim do Éden. Vivendo na primeira Dispensação, a da Inocência, o homem foi facilmente enganado, pecou e perdeu seus privilégios. Por esta causa a humanidade vem sofrendo as consequências durante essas 6 Dispensações, mas a Igreja da qual somos membros, “eu creio” será arrebatada e reinará com Cristo enquanto aguarda a Nova Jerusalém, pois Jesus disse: “Eu vou preparar-vos lugar”, cf. João 14.2; “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição”, cf. Apocalipse 19.6.

Deus abençoe grandemente a Sua Igreja!

4 comentários:

Anônimo disse...

Acompanho sempre os comentários às lições da EBD, mas para esse fim de semana a lição é a 11: "A festa dos tabernáculos".
Abraço em Cristo,
Quênia - Goiânia

EBD Itaquerão disse...

Paz do Senhor, irmã Quênia!

Agradecemos sua participação.

Realmente, tivemos um problema com o comentário desta semana.

Pedimos desculpas e tentaremos fazer com que não volte a acontecer.

Deus abençoe!

Anônimo disse...

A PAZ dO SENHOR

Este blog é muito bom acompanhei todos os comentarios postados ;
mas estou fascinado por ver o comentario da lição de n°13 pois pela as espectativas que vcs nos transmitem nos deixa cada vez mais ancioso por mais .

EBD Itaquerão disse...

Caro Anônima II:
A Paz do Senhor!

Agradecemos sua participação!
Em breve postaremos o comentário da lição 13!

O objetivo é justamente o de estimular os alunos a estudarem as lições antecipadamente!

Deus abençoe!