segunda-feira, 23 de março de 2009

Comentários à lição 13 (13109)


A tipologia bíblica em Levítico


Por Mário Mendonça

Superintendente da EBD Itaquerão



Chegamos à última lição deste trimestre em que na maioria das lições já abordaram assuntos referentes às festas anuais de Israel (Lv 23.1-44): Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Semanas (Colheita ou Pentecoste), Trombetas (Rosh Hashanah), Dia da Expiação (Yom Kippur) e Tabernáculos (Cabanas ou Colheita). Em todas estas festas Deus e seus atos eram lembrados e comemorados pelo seu povo. Como já vimos no decorrer do trimestre, as festas traziam à memória do povo algo que já havia acontecido, mas também eram figuras de acontecimentos futuros com respeito ao que Deus tinha planejado para a redenção do ser humano.

Levítico (pertinente ou concernente aos levitas), nome adaptado pela tradução grega da Septuaginta, é um manual de instruções para os sacerdotes. Os judeus conheciam-no pelo nome “Wayyqra” (e chamou), frase inicial do primeiro versículo. Dos livros do Velho Testamento, é o que se refere à Lei com mais detalhes.

Deus ama o Seu povo e, com a construção do tabernáculo, habitou no meio deles, mas como seria isso possível: (Lv 11:45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Lv 20:7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. Lv 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.)? Instituiu então o Senhor diversos sacrifícios nos quais o sangue dos animais usado para expiação dos pecados apontava para o Cordeiro de Deus (Jo 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jo 1:36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.)

Além dos sacrifícios e sua tipologia, também temos em Levítico muitos ensinamentos que devem ser observados por aqueles que querem servir a Deus. Quero destacar Arão e seus filhos, que por instrução de Deus foram ordenados para o sacerdócio por Moisés (Lv 8:1-36). Tomam posse (Lv 9:1-24), porém, Nadabe e Abiú, os quais Deus consumiu, pois entraram na presença do Senhor com fogo estranho (Lv 10:1-2). Nadabe e Abiú tinham tudo que era necessário para ter um ministério abençoado e abençoador entre o povo de Deus, mas foram reprovados por Ele na conduta inadequada do exercício sacerdotal. Que O Senhor nos guarde!

Sabemos que tudo que está registrado na Bíblia é para nosso ensino (1Co 10:11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.)

Deus não se agrada com qualquer tipo de desmazelo em nossos cultos de adoração que, se estiverem na direção do Espírito Santo, o exaltado sempre será o Senhor Jesus.

1Pe 2:8- Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Sugestões para debate:

Como a igreja de Jesus deve exercer o seu ministério sacerdotal?
O que a lepra simboliza?
O leproso era curado ou purificado?

Consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sumo_Sacerdote_de_Israel

Bons estudos!

Nenhum comentário: