terça-feira, 15 de maio de 2012

Lição 5 - O sétimo selo e seu conteúdo


Imediatamente antes do Dia do Senhor, quem guardou a fé em Cristo e perseverou até o fim, será arrebatado e não passará pelos horrores da Grande Tribulação. Porém, há dois grupos de cristãos que ainda estarão na terra: os 144 mil escolhidos e aqueles que chegarem à salvação até a abertura do sexto selo (estes, por confessarem o nome de Cristo, serão mortos e imediatamente irão para o céu).

Os 144 mil são judeus convertidos que foram escolhidos para propagar o evangelho durante a Grande Tribulação. Apesar das dificuldades da época, serão protegidos pelo Pai e nenhum mal poderá atingi-los, pois foram designados pelo próprio Deus para tal missão.

É incontestável o fato de serem 144 mil além daqueles que já foram arrebatados antes do juízo divino. Fazem parte das tribos de Israel, 12 mil de cada, como relatado em Apocalipse 7.4-8.

E se há quem pregue, há quem ouça e creia. João viu uma multidão incontável diante do trono, eram os salvos durante a Grande Tribulação (7.13-17). Existem duas razões para não haver um número exato ou mesmo aproximado de pessoas: Primeiro, por que muitos se converteram e, segundo, só Deus sabe quantos serão os salvos. Mais uma vez rebatendo a teoria que apenas os 144 mil que têm a salvação garantida.

A abertura do sétimo selo traz o julgamento definitivo de Deus. Agora não há mais chance de arrependimento; todos os que rejeitaram a graça de Cristo serão alvo da justiça divina. E, ao que parece, é algo além de qualquer expectativa, nem João ousou contar o que aconteceu após a abertura do último selo (8.1).

Após os sete selos vêm sete anjos com uma trombeta cada, as quatro primeiras trazem desastres naturais, ou seja, mudanças que afetam diretamente a natureza e o funcionamento da terra. Porém, de forma tão terrível que eliminará de uma só vez grande parte da vida vegetal e animal do planeta (8.7-12).

As três últimas trombetas anunciam castigos aos serem humanos que, mesmo depois de tudo pelo que passaram, decidiram não aceitar Cristo e seu reino. Qualquer imaginação e comparação que fizermos com os acontecimentos desta época, é mera conjectura, está aquém do que realmente acontecerá.

Satanás, representado pela estrela que cauí do céu, é liberado (9.1) para atormentar os homens. O que mostra o grande poder de Deus, uma vez que até o diabo depende da autorização Dele para agir.

E os castigos ainda não acabaram, nas próximas lições veremos mais daquilo que a Grande Tribulação reserva para Lúcifer, seus anjos e aqueles que escolheram não confessar o nome de Cristo, o Salvador.




Andressa Batista, jornalista, membro da ADBrás em Jardim Helena e frequentadora da Escola Bíblica Dominical.

Nenhum comentário: