segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lição 3 - A trama de Jacó para enganar seu pai

“E foi e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava”. Gênesis 27.14


Jacó tinha uma promessa divina em sua vida, iria governar sobre seu irmão, mesmo não sendo o primogênito. Rebeca, sua mãe, preferiu agir por conta própria para que a Palavra se cumprisse na vida do filho, não quis esperar o tempo de Deus.

Por causa disso, uma sucessão de acontecimentos negativos sobreveio sobre a família do patriarca Isaque. O primeiro evento está registrado em Gênesis 25, a partir do versículo 29. Jacó se aproveitou de uma fraqueza de Esaú para comprar o direito da primogenitura de seu irmão.

Agora, Jacó e Rebeca tiveram tempo de arquitetar um plano para “ajudar” no cumprimento da promessa. Entretanto, Deus não se deixa escarnecer (Gálatas 6.7), mãe e filho pagaram pelos seus erros. Por enganar Isaque e usurpar a bênção de irmão mais velho, Jacó só obteve ódio da parte de Esaú, tendo que fugir para terras distantes; quanto a Rebeca, seu pagamento seria nunca mais ver o filho que tanto amava nem a promessa cumprida em sua vida.

A falta de comunhão na família de Isaque é evidente. Tanto o patriarca quanto Rebeca e os filhos agiam em benefício próprio, nunca para o bem geral. O pai não comunica a todos sobre a decisão de abençoar Esaú; a mãe por sua vez, escutou escondida toda a conversa e repassa a Jacó que aceita o plano de enganar o pai para ser abençoado como se fosse o primogênito.

Aos mais velhos cabe o serviço de ensinar o amor e a comunhão dentro da família, pois os filhos aprendem diante de exemplos vistos nos pais. Desde a geração de Abraão vemos que o engano faz parte das relações familiares e esteve presente até os tempos de José. No entanto, nenhum dos patriarcas deixou de viver as promessas de Deus. Mesmo que nos distanciarmos das Escrituras, quando nos arrependemos e voltamos a obedecer ao Pai, Ele é fiel e cumpre tudo o que nos prometeu.



do blog

Nenhum comentário: