terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lição 4 - A fuga de Jacó e a visão da escada

"Deus cumpre o s seus propósitos, mas, se por desobediência, não cumprirmos sua vontade, Ele nos disciplinará". (Revista Jovens e Adultos - dominical - Professor - Ed. Betel, n° 82, pág 21. Verdade Aplicada)


Jacó era um peregrino em fuga. Com a ajuda de sua mãe Rebeca, mais uma vez eles enganam a Isaque e Jacó teve de fugir para Padã-Harã para não ser morto por seu irmão, Esaú.

Deus já o havia escolhido para ser uma grande nação, na promessa que fizera à Rebeca, mas ela quis dar uma “mãozinha” ao Senhor. Temos que aprender a esperar no Senhor e nas suas promessas. O que prometeu não será invalidado. Não precisamos ajudar o Senhor a cumprir suas promessas. No tempo determinado Ele as cumprirá.

E saiu, então, Jacó para casa de seu tio Labão. No meio do caminho sentiu cansaço e resolveu dormir, usando como travesseiro uma pedra. E sonhou.

A visão de Jacó tinha o propósito de certificá-lo do interesse divino a seu respeito. A promessa é agora proferida a Jacó, por Deus mesmo, como o tinha sido a Abraão e a Isaque. Ele não precisaria temer, Deus seria com ele, aonde ele fosse. Na verdade, Jacó precisava de uma transformação. Precisava acreditar que Deus tinha algo com ele e que jamais invalidaria sua promessa.

Quando acordou e percebeu a visão, testemunhou que aquele lugar se tornara a casa de Deus. Começava ali uma nova história para ele.

Esta visão nos ensina que:

-A condescendência da graça divina. Jacó não estava de coração voltado para Deus, mas sim, Deus para Jacó.

- A plena suficiência da graça divina. A presença graciosa do Senhor haveria de acompanhá-lo sempre.

- O objetivo expresso da graça divina ensina a Jacó, que ele ame o Senhor e Lhe preste culto sempre, para que todas as nações viessem a ser abençoadas mediante a semente de Jacó.

Os planos de Deus nunca serão frustrados na vida de um crente. Nem que para cumpri-los o Senhor tenha que discipliná-los. A Bíblia diz: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho”.

Bons Estudos!


Marili Salete Furlan Claro é professora da Classe Rosa de Saron e diaconisa na ADBrás em Jardim Helena

Um comentário:

Marley Rosário disse...

Graça e paz amados...minha alma tem sede da palavra de Deus, por isso fico muito feliz em encontrar pessoas engajadas em estudar, ensinar e divulgar a palavra de Deus....Só para completar, percebo uma coisa muito interessante na historia de Jacó. Quando sua mae lhe deu uma ajudinha, ela na verdade estava sem saber fazendo se cumprir a vontade de Deus e tambem fazendo cumprir a tradição da primogenitura, pois embora somente Jacó e Esaú soubessem, a alguns dias antes eles haviam feito uma troca(a primogenitura pelo prato de lentilhas). Nossas palavras tem poder e fazem muita coisa acontecer no mundo espiritual que em seguida se reflete no mundo fisico...É muito importante tomarmos cuidado com nossas palavras "vãs"...aquilo que parece ser brincadeirinha pode se tornar uma coisa muito seria.

Deus te abençoe