quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lição 7 - Preciosas lições aprendidas com Gideão

por Antônio Kobashigawa*




Uma grande missão Gideão recebeu do Senhor, “derrubar o altar de Baal, que pertencia a seu pai” (Juízes 6.25). Percebemos com isto que o pecado da idolatria estava bem próximo de Gideão, na sua própria casa; porém ele não foi contaminado por este mau. Assim como na casa de Gideão, hoje nossa casa também pode ter objetos de adoração, que não glorificam ao Deus verdadeiro; seria até hipocrisia fazer como muitos que criticam ao fato de crentes terem televisão, computador conectado a Internet, dizem que são altares de Baal. Porém a Bíblia diz em Romanos 6.16: “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servo para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis. Vale lembram que, curiosamente Deus mandou que Gideão derrubasse o altar de Baal, cortasse o bosque, e oferecesse holocausto com a madeira do poste-idolo: (Imagem de aserá, deusa da fertilidade adorada pelos fenícios e pelos sírios em culto lascivo, junto com baal, o seu companheiro).


Ou seja, os objetos que eram usados para cultuar o ídolo (sabemos que o ídolo nada é no mundo I Coríntios 8.4), foram usados para oferecer holocausto ao Senhor, assim também a televisão pode ser usada para assistir programas que edifique nossa fé, como o computador pode ser usado para mandar uma mensagem que pode edificar uma vida, pode ter acesso a estudos, o orkut pode servir de meio de evangelização, MSN pode ser usado para o bem, enfim uma mente sadia e guiada pelo Espírito Santo ,tudo serve de meio para alcançar vidas; assim o que era maldição pode ser transformado em benção e louvor a Deus.

Nós como servos de Deus, precisamos zelar por nossa casa, nossa família, e onde tiver o menor vestígio de atuação maligna, devemos repreender, somos responsáveis por ela. E certamente vamos prestar contas pela família que Deus nos deu.


Em I Coríntios 7.14, diz: “Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas agora, são santos”. Vê-se assim a influência do marido para com a mulher e a mulher para com o marido, e os filhos, devemos assim orar ao Senhor para que assim possamos dizer como disse Josué: “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).


Humildade no serviço

Humildade: Sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; ausência de orgulho (Provérbios 18.12; Filipenses 2.3).


Quer sucesso no seu ministério? Na sua vida pessoal? É só seguir este precioso conselho:

“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (1 Pedro 5.5)


“... eu vi o anjo do Senhor face a face”.

Irmãos não podemos nos confundir, Anjo do Senhor, e anjos enviados pelo Senhor.


Pois a expressão Anjo do Senhor trata-se de manifestação visível de Deus: "ANJO do Senhor" é uma teofania (Gênesis 16.7-13; Êxodo 3.2-6; Juízes 6.22), termo teológico. Enquanto anjo (Mensageiro de Deus (I Reis 19.5-7). Os anjos são espíritos que servem a Deus e ajudam os salvos (Hebreus 1.13,14)).

Bons estudos, Deus Abençoe.



Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD); Bíblia On-Line versão 3.0 (SBB: Sociedade Bíblica do Brasil)



*Antônio é professor da classe Abraão da Escola Bíblica Dominical da ADBrás em Jardim Helena

Nenhum comentário: