sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lição 6 - A bênção de entender a vontade de Deus

por Marili Salete*



O que é a vontade de Deus?
Teologicamente falando, a vontade soberana de Deus é a predisposição inquestionável e irrevogável de Deus em fazer concretizar os seus planos e decretos na história e na vida particular de seus filhos.
Nas Escrituras encontramos:
A vontade divina – Amorosa disposição que Deus, com base em seus decretos e desígnios, e de acordo com a sua natureza santa e justa, manifesta em relação ao ser humano, objetivando proporcionar-lhe a maior felicidade possível através dos melhores meios. A maior manifestação foi a encarnação do seu Filho Unigênito (Lucas 2.14).
A vontade Determinista - É a vontade de Deus que se acha submetida à consecução de seus planos e decretos.
A vontade eterna de Deus – Vontade criadora e redentora de Deus, formulada desde a mais remota eternidade e que, tendo por base os seus decretos e conselhos, manifestou-se na: 1 – Criação do mundo; 2 – Formação do ser humano; 3 – Redenção deste; e 4 – União entre os redimidos a Ele por meio de seu Filho.
A vontade permissiva de Deus - Prerrogativa que Deus, em sua soberania, e de conformidade com os seus conselhos, concede ao homem para que este aja de acordo com o livre-arbítrio que Ele lhe concedeu.
Esta prerrogativa implica, porém, em responsabilidade moral: todos seremos chamados a prestar contas consoante a nossa postura frente à vontade permissiva de Deus.
A vontade perceptiva de Deus – Vontade divina expressamente manifestada nos mandamentos, estatutos e profecias que se encontram nas Sagradas Escrituras.

Há um perigo muito grande em fazermos a nossa vontade. Temos relatos na Bíblia de pessoas que fizeram a sua própria vontade e sofreram sérias consequências. Em Romanos 1, Paulo fala das pessoas que amaram mais a criatura que ao Criador; em Juízes, vemos que o povo israelita fazia o que era mal aos olhos de Senhor e por isso sofriam ataques de seus inimigos; Jonas também, quis fazer a sua vontade e sofreu sérias consequências. Além do que, quando saímos do propósito de Deus, morremos espiritualmente, atraímos maldições por causa da nossa desobediência. Provérbios 3.33 diz: ”A maldição do Senhor habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa”.

Gideão entendeu qual era a vontade de Deus para sua vida naquele instante. Livrar Israel das mãos dos midianitas, mesmo que fosse com trezentos homens, porque a vitória deles viria das mãos do Senhor. Quando estamos debaixo da vontade de Deus, Ele nos livra, Ele peleja por nós, Ele nos dá a vitória, mesmo que estejamos sozinhos aos nossos olhos.
Paulo nos diz em Romanos 12.2 “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Não vamos andar de acordo com este mundo, mas, como verdadeiros cristãos, que:
Obedecem a Deus, não tendo uma vida de rebelião (1Pedro 1.22 e 1.14);
São santos e não fúteis em seu proceder (1Pedro 1.15,16 e 1.18);
Temem a Deus e não são altivos (2Coríntios 7.1 e 1Pedro 1.17);
Tem amor fraternal genuíno ao invés de amor hipócrita (1Pedro 1.22).

Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para cada um de nós. Portanto vamos nos achegar a Ele com humildade e orar para que possamos fazer somente a Sua vontade em nossas vidas, mesmo que não entendamos os Seus meios.

Deus os abençoe! Bons estudos!



*Marili é professora da classe Rosa de Saron da Escola Bíblica Dominical e diaconisa na ADBrás em Jardim Helena

Nenhum comentário: