sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lição 4 - Vencendo os conflitos

por Josael Mota*




Quando vêm os conflitos?

Segundo os psicólogos, o conflito ocorre quando uma pessoa ou grupo, possui mais de uma situação e deve optar por uma delas.


Sendo assim, entendemos que um conflito surge:

1º - quando temos de tomar decisões;

2º - quando fixamos os olhos nos problemas;

3º - quando só questionamos.


Gideão teve que tomar a decisão de ser ou não o juiz que livraria o seu povo da opressão dos midianitas (Juízes 6.3).

Nossas decisões devem serem tomadas com propriedade e calma, pois elas definiram o percurso de nossa carreira profissional, qualidade de vida, e influenciará no nosso futuro diante de Deus.

Gideão fixou os olhos nas dificuldades (Juízes 6.15). Não devemos fixar os olhos nos problemas (Mateus 14.30), pois quando isso ocorre, deixamos de ver um Deus que é maior que o nosso problema e passamos só a questionar vivendo sempre em conflito.

Gideão teve momentos de questionamentos (Juízes 6.13). Apesar de o questionamento ser algo natural na vida, não devemos ficar sempre questionando tendo em vista que o questionamento abre brecha para o inimigo agir aprisionando a pessoa, devemos regar a nossa vida na oração e na palavra de Deus, pois assim seremos mais que vencedores.


Gideão com conflito e timidez

Quando lemos Juízes 6. 12, vemos que o Senhor disse a Gideão "varão valoroso" (valente); Gideão estava malhando trigo no lagar; vemos que a atitude de Gideão era de alguém que estava com medo, lutando pela sobrevivência, devemos ter a atitude de Davi (1 Samuel 17. 32): lançar fora a timidez lembrando que o medo tira as oportunidades e a razão e pode levar a pessoa a conflitos espirituais e a depressão.


Mas Gideão teve a ajuda direta de Deus para vencer, pois somente pelo poder de Deus tais males são vencidos.


Como vencer os conflitos?

1º - Fazendo uma entrega total ao Senhor;

2º - Meditando constantemente nas escrituras;

3º - Vivendo em constante oração.


Não teremos como vencer os conflitos sem a confiança plena no Senhor (Salmo 37.3).


Gideão venceu a multidão dos midianitas com 300 homens porque confiou no senhor.


Assim como o nosso corpo fisico precisa de alimento, o nosso espiritual precisa do alimento da palavra de Deus (Mateus 4.4); Jesus quando foi tentado venceu o diabo pela palavra.


O Senhor Jesus, mesmo sendo Deus, para nos dar o exmplo teve uma vida de oração (Mateus 14.23; Marcos 6.46; Lucas 6.12; 9.28 ).


São inúmeros os casos na Bíblia de pessoas que venceram batalhas pela confiança em Deus e em sua palavra, mediante uma vida de oração


O perigo de ver e enteder o que queremos

Quando nós vemos e entendemos só o que queremos, nós temos uma visão pessimista, sempre estamos com a razão e estamos sempre procurando um culpado.


Não podemos nos fazermos de bobos conscientes diante da situação, porque a Bíblia diz que o homem deve queixar-se dos seus próprios pecados (Lamentações 3.39).


Deus faz da forma que ele quer. Ele é soberano.


Para evitarmos os conflitos devemos tomar o conselho do apóstolo paulo em Filipenses 4.8; fazendo assim, seremos vitoriosos em nome de Jesus.





*Josael é presbítero da ADBrás em Jardim Helena e frequentador da Escola Bíblica Dominical

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando mergulhamos em uma vida cristã genuína, somos gradativamente expostos a dificuldades que se levantam dentro e fora de nós, e que procuram obstruir nosso crescimento, gerando conflitos entre nossa fé e a realidade que nos cerca. Infelizmente muitas pessoas não perseveram nesse caminho porque acabam sendo derrotadas pelo peso que os conflitos não resolvidos geram.