sábado, 12 de novembro de 2011

Lição 7 - As estratégias missionárias iniciais de Barnabé

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas". 2 Coríntios 10.4



Associamos o chamado missionário a longas viagens e lugares distantes de onde moramos. Sim, é uma obra bastante árdua e nobre; porém, tudo começa – ou deve começar – perto. Afinal, se estamos preparados para o “pouco”, sobre o “muito” seremos colocados.

Embora Paulo estivesse longe do seu povoado, Barnabé, não. Ao contrário, Chipre foi o primeiro lugar onde procuraram anunciar o Evangelho. Quando estamos cheios do Espírito Santo e deixamos que Ele aja por nós, ficamos ansiosos por anunciar a Salvação, principalmente àqueles com que temos ligações mais próximas, como familiares e amigos.

Um pouco antes da viagem a Chipre, a Bíblia fala sobre João Marcos (Atos 12.25); acredita-se que ele os auxiliava nos serviços eclesiásticos. É importante dividir tarefas e ensinar a outros aquilo que Deus já nos ensinou – diretamente ou através de alguém. O verdadeiro líder é aquele que consegue formar não apenas discípulos ou seguidores, mas substitutos. Não só para continuar o mesmo trabalho, mas, também, para evangelizar onde quer que exista uma alma sedenta pela Palavra de Deus.

Para os judeus do início do cristianismo, o lugar para aprender sobre as Escrituras era o templo. Portanto, nada melhor do que anunciar o Evangelho nas sinagogas. Para isso, os dois missionários se valeram de suas raízes (levítica, no caso de Barnabé) e condições (Paulo era doutor da lei e fariseu). Isso nos mostra que devemos utilizar todas as condições que temos para falar da Palavra; nossos conhecimentos seculares não devem oferecer resistência à nossa fé, mas somar forças para que a mensagem da Salvação chegue a todas as pessoas, sem restrições (Mateus 18.11).

Satanás nunca está contente com o avanço do Evangelho. Ele utiliza as mais diversas artimanhas para tentar frear a ação missionária em todos os cantos do mundo. Uma dessas armas é a junção de diversas práticas religiosas, de acordo com o que cada um aceita ou precisa. Onde quer que houver um missionário, sempre haverá alguém com poderes sociais, levado pelo Inimigo para tentar impedir a pregação da Palavra. Porém, quem está realmente firmado em Deus e é levado pelo Espírito Santo, saberá o momento e o lugar mais propícios para anunciar as Boas Novas; assim, Lúcifer será desmascarado e a verdade do Evangelho prevalecerá.

De tal modo, resta ao cristão, através de uma vida de oração e vigilância, ter discernimento espiritual e conhecimento da Palavra para estar sempre atento à voz do Espírito Santo, a fim de saber o que e quando evangelizar, tendo em vista sempre o crescimento e a valorização do Reino de Deus.



do blog

Um comentário:

Natanael disse...

Bom termos esta ferramenta de volta ao ar para apoio à Escola Bíblica Dominical, bem como aos interessados em crescer no conhecimento da Palavra que navegam na internet.

Parabéns!