sábado, 19 de novembro de 2011

Lição 8 - Barnabé, um líder que ousou mudar de paradigma

Deus, em Cristo Jesus, nos revelou um novo concerto, ao cumprir a Sua promessa por ,eio da vinda de seu Filho. Era uma nova aliança. Precisava de uma mudança. Mudança de pensamento. Jesus veio para os judeus, estes estavam com incumbência de evangelizar, levar a Palavra a toda humanidade; mas os homens se apegaram às tradições e quando viam Barnabé e Paulo pregando se inflamavam contra eles. Por causa dos preconceitos judaicos, profundamente arraigados neles por formação de berço, chegavam agora a revoltar-se no íntimo. Estavam acometidos de inveja e do medo de perder a influência. Mas, a verdadeira Palavra não se perde, a Fé genuína em Cristo Jesus permanece, mesmo em meio às perseguições e sofrimento.

Muitas vezes um líder precisa mudar as regras para que a Palavra venha a ser pregada. O mundo se transforma, é preciso deixar as tradições de lado e nos ajustar àquilo que está à nossa frente. Porém, nunca mudar o caráter como homem de Deus.

Como diz um professor de teologia:

“Semeai um pensamento e colhereis um ato;

Semeai um ato e colhereis um hábito;

Semeais um hábito e colhereis um caráter;

Semeia um caráter e colhereis um destino;

Semeai um destino e colhereis... Deus”.

É necessário mudar, entretanto nunca abandonar os princípios elementares da Palavra de Deus.

Barnabé era o líder daquela missão, mas como um homem sábio e espiritual, soube o momento certo de parar e deixar que Paulo continuasse a missão. Não se sentiu ofendido nem diminuído com o então eloqüente e ousado pregador, porque em Barnabé havia um amor aperfeiçoado e um grande sentimento de unidade.

Toda mudança tem um custo, um preço. O de Barnabé e Paulo foi inveja, oposição e perseguição. Todo aquele que faz a vontade de Deus corre o risco de ser vítima.

Levar o evangelho a todas as nações era primazia dos judeus e eles se sentiam orgulhosos com essa “preferência”. Mas eles exigiam a circuncisão e a prática de outras tradições judaicas que para os gentios não eram necessárias. Eles não queriam ser judeus, queriam viver livremente. Paulo e Barnabé mudaram o foco, a maneira, mas nunca desistiram da missão de evangelizar a quem quer que fosse.

Cabe a nós, hoje, levar com ousadia nossa comunidade e Igreja a uma mudança em Jesus Cristo. Ele mesmo nos disse em sua Palavra que devemos colocar vinho novo em odres novos, para que não haja desperdício (Mateus 9.17).



Marili Salete Furlan Claro é professora da classe Rosa de Saron e diaconisa na ADBrás em Jardim Helena.

Nenhum comentário: