sábado, 18 de setembro de 2010

Lição 12 - O cristão e o relacionamento conjugal

por Marili Salete Furlan Claro*



“PORTANTO DEIXARÁ O VARÃO O SEU PAI E A SUA MÃE , E APEGAR-SE-Á À SUA MULHER, E SERÃO AMBOS UMA SÓ CARNE”. Gênesis 2.24.

O casamento é uma instituição constituída por Deus, e deve ser monogâmico, heterossexual, uma união completa de duas pessoas. Jesus nos diz em Marcos 10.7-9, que o casamento deve ser permanente.

Casamentos não são perfeitos. Casamentos são felizes ou não. Depende de como estamos desfrutando dos benefícios de nosso casamento.

O casamento é perfeito quando estabelece o compromisso de um homem com uma mulher por toda a vida.

Quando duas pessoas se casam, há uma aliança. E nesta aliança podemos ver três partes:
- deixar pai e mãe, uma referência à cerimônia de casamento;
- unir-se, sugere compromisso de fidelidade, num permanente relacionamento de amor, que ai crescendo com o passar do tempo;
- tornar-se uma só carne, fala da mais profunda e exclusiva intimidade.

Para que um casamento dure até que a morte os separe, é necessário certas atitudes por parte de cada cônjuge.

Em primeiro lugar vem o amor. O amor que une duas pessoas. Um amor sem cobranças. Um amor de renúncias, de cumplicidade.
Em segundo lugar, a confiança, a fidelidade a verdade.
E em seguida, o respeito mútuo e a submissão por parte da esposa, considerando seu esposo como o cabeça da mulher. Efésios 5.22-33.

Em contra partida podemos encontrar grandes inimigos do casamento.
A infidelidade, que é abominável para Deus. Jesus, em Mateus 5.32, abre uma exceção para o divórcio, declarando que o adultério é motivo suficiente para acabar com um casamento.
A mentira, mesmo as menores, vem do diabo, além do que ela desemboca fatalmente na desconfiança.
O ciúme, quando levado ao exagero, acaba com qualquer relacionamento, destrói o amor. Não podemos confundir ciúmes com zelo. O ciúme representa falta de confiança profunda, não apenas no outro, mas em si próprio.
A amargura, aquelas mágoas guardadas, reclamações que não acabam nunca. Em Provérbios 21.19 diz: “É melhor morar numa terra seca e deserta do que numa boa casa com uma mulher briguenta e implicante”.
A falta de tempo que os casais devem dedicar um ao outro.
A perda do espírito romântico. No começo do namoro o maior romantismo, quando passa o tempo vem a frieza e a indiferença.
O excesso de independência ou dependência excessiva.
O hábito de discutir é como praga, como vício. Procurar sempre dialogar no momento certo, com o assunto certo.
A incapacidade de perdoar. Sem perdão relação nenhuma a dois sobrevive.

Muito há que se falar sobre relacionamento conjugal, que escreveríamos páginas e páginas. O mais importante é convidar Jesus para fazer parte do nosso casamento, não são na festa, mas também nas adversidades.

BONS ESTUDOS! DEUS OS ABENÇOE!



*Marili é professora da classe Rosa de Saron na Escola Bíblica Dominical na ADBrás em Jardim Helena e atua como diaconisa no corpo de obreiros da igreja. É casada, tem dois filhos e três netos.

6 comentários:

Diougnes disse...

Gosto da maneira como escreve.
Gostaria inclusive de desenvolver alguns de seus assuntos em meu blog.
Abraços
Este texto muito serviu a mim, à minha vida. Obrigado mesmo.

Anônimo disse...

SEMPRE FRACO... GRAÇAS Á DEUS!
Mesmo depois de salvo pela a graça mediante a fé em Cristo, o homem continua sendo humano, falho, fraco, errante, limitado, dependente de Deus, como era antes de ser salvo. A diferença agora, é que homem depois de salvo conta com poder de Deus nele: O Espírito Santo está no salvo para lhe ensinar, preparar e lhe capacitar a servir ao Senhor Jesus. Porém é preciso que, primeiro o homem reconheça que é humano, falho, fraco, limitado, dependente.. E que por isto é desobediente, e mal agradecido, e se humilhe diante de Deus e reconheça a Sua graça e misericórdia que é a razão de não sermos consumidos, e ore sempre pedindo ao Espírito Santo para lhe capacitar lhe ensinar e lhe preparar a servi-LO. E assim o homem salvo vai sendo aperfeiçoado preparado e capacitado a servir a Senhor Jesus.
Fé é saber desta verdade:
Mesmo sendo humano falho, fraco limitado dependente, o poder de Cristo esta em você todos os dias o dia todo pela a graça para te fortalecer, aperfeiçoar, confirmar..

HADASSAMGT disse...

A PAZ DO SENHOR AMADA MARILI,
QUE BOM SABER QUE TEMOS IRMAS EM CRISTO COMPROMETIDAS COM A VERDADE E A FAMILIA.
SOU ALDA TOLEDO ,E AMO,ALIAS SOU LOUCA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARE ,E AMEI SUA POSTAGEM.
FICA COM DEUS ETERNO ,A PAZ DO SENHOR

-Oto- disse...

ótima a ideia de fazer uma blog referente a EBD, sendo que a EBD dentro da igreja tem uma extrema importância para a educação cristã, por que não podemos só vivermos de cultos com o seus mistério sem uma uma boa compreensão exegesetica. Seria membros sem instrusões e sem fundamentos. Espero a visita do responsável ou os responsáveis por esse blog com um menu e estudos bíblicos amém.

Aclim disse...

A vingança do diabo contra os cristão, destruir os casamentos.

diseño web cali disse...

muito interessante saber sobre isso!