segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Comentários à lição 05 (05109)

A Festa dos Pães Asmos
Por Gabriel Raso
Professor da Classe Unidos em Cristo

Pães asmos eram pães feitos de massa não fermentada, não levedada.
A origem da Festa dos Pães Asmos entre o povo hebreu vem do evento do Êxodo do Egito. Esta festa mais tarde foi assimilada à Páscoa como merorial a Javé (Ex. 12.15-20). Em Êxodo 12.14, Jeová determinou que a Festa da Páscoa teria que ser celebrada anualmente, isto é, em todo dia 14 do primeiro mês (Abibe/Nissan. Ver também os versículos 6 e 18). Este memorial não era só para a Festa da Páscoa, mas também para a Festa dos Pães Asmos (Êx 12.15-20), da qual falaremos em seguida.

No dia da libertação dos filhos de Israel do Egito, tudo foi feito apressadamente. Entretanto, para as gerações futuras, Yahweh determinou que a Festividade tivesse a duração de sete dias: “Sete dias comereis pães asmos...” (v.15). Evidentemente, isso só poderia ser feito posteriormente, após a partida do Egito. Então, nota-se que a Páscoa, realizada no dia 14 de Abibe, no crepúsculo da tarde (Êx. 12.6; Dt. 16.6), assinalava o início da outra festa chamada Festa dos Pães Asmos, que começava no dia 15 e terminava no dia 21 à tarde (Êx. 12.18; 13.7).
Na verdade, os pães asmos deveriam ser comidos a partir da tarde do dia 14 (vv.18). “...Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos” (Êx. 13.7). Durante a semana da Festa dos Pães Asmos, o fermento (hebr. seor, isto é, qualquer substância semelhante à levedura, capaz de produzir fermentação em massa de pão ou líquido) e qualquer coisa fermentada (hebr. hamets, isto é, qualquer coisa fermentada ou contendo levedura) tinha de ser removido dos lares dos israelitas.
Em Êxodo 12.15 e 13.7, hamets é traduzido por pão levedado, porém o significado literal desse termo é coisa fermentada. Noutras palavras, nada que continha fermento devia ser encontrado entre eles, em hipótese alguma, “em todo teu território” (Êx. 13.7 – ARA). A negligência e a desobediência a esta ordenança traria punição ao culpado (vv.15).
A rejeição intencional e dileberada dos preceitos de Deus resultava em julgameno divino. O culpado era excluído do povo do concerto.
Quem pertence ao povo de Deus e rejeita o senhorio de Cristo, escolhendo deleitar-se no fermento do pecado, está excluído da graça e salvação em Cristo, pois a fermentação envolve alteração, decomposição, deterioração e geralmente simboliza o mal.
"E ordenou-lhes dizendo: Olha guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes" (Mc 8.15). Nós, que seguimos a Cristo, devemos sempre nos guardar contra os ensinamentos dos que pregam idéias humanas, tradições sem base bíblica ou um evangelho secular e humanista. Aceitar o fermento de Herodes levaria a Igreja a voltar-se contra Cristo e Sua Palavra.
Todo cristão deve tomar cuidado para que o fermento do mal não afete sua vida. O segredo da vitória contra isso consiste em sempre olhar para Jesus com fé, desprezar as coisas do mundo, permanecer na Palavra, aguardar a volta de Cristo, constantemente ouvir e obedecer a voz do Espírito Santo, estar disposto a sofrer com Cristo e por Cristo, lutar contra todas as formas do mal, defender o Evangelho e revestir-se de toda a armadura de Deus.

2 comentários:

Martins disse...

Prezada Irmã Vanessa.

Acessando o blog do pastor Ciro, o que faço diariamente, conheci o seu blog. Sou um dos professores da EBD na minha igreja e usamos a mesma lição, a diferença é que estudamos a lição antecipadamente ou seja na sexta-feira. Achei os comentários interessantes e estarei acessando e usando como parte dos meus estudos para aula bíblica. Que Deus te abençõe. Pb. José Martins - Rio Claro - SP

EBD Itaquerão disse...

A Paz do Senhor, irmão José Martins!

Agradeço muito sua participação e seu comentário!

Na verdade, este blog não é MEU, pois sou apenas a editora dele. O blog pertende à nossa Escola Bíblia Dominical. Como o irmão pode perceber, todos os nossos professores participam dele com comentários às lições.

Gostaria de dizer que temos um e-mail de grupo dos professores da EBD, e toda semana repassamos subsídios das lições seguintes aos professores.
Se o irmão desejar fazer parte de nosso grupo e receber nossos subsídios por e-mail, mande-me um e-mail para: vanessa.ebd@gmail.com e terei o maior prazer em incluí-lo em nossa lista.

Continue participando conosco!

Deus abençoe!

(Vanessa - Secretária Geral da EBD)