domingo, 21 de setembro de 2008

A necessidade do estudo da Bíblia

A necessidade do estudo da Bíblia

Por Eduardo Leonel Correa Cardoso
Data: 16/09/2008

Tal como o Corão para os mulçumanos que retiram muitas das suas convicções e atitudes fundamentalistas, a Bíblia Sagrada também tem sido a fonte de muitas heresias e condutas lamentáveis entre os cristãos. Infelizmente aquela máxima faz sentido: “A Bíblia é a mãe de todas as heresias”. Faço questão de ressaltar aquilo que nos desagrada em virtude da necessidade que temos de estarmos e sermos conscientes em nossas vidas, principalmente no que se refere à fé que professamos, já que bem sabemos que essa fé – pautada na Bíblia – foi e é a fonte de muitas mentiras, falsidades, hipocrisias, manipulações, comércio, alienação...

Ninguém gosta de ser repreendido – nisso eu me incluo. Entretanto, só há uma maneira de atingirmos essa necessária consciência daquilo que é o alicerce da nossa fé: o estudo. A repreensão está justamente nisso. Quantos de nós dedicam-se como deveriam ao estudo da palavra de Deus? Quantos estão dispostos a darem continuidade à formação cristã que iniciaram no grupo de discipulado freqüentando reuniões de estudos da Bíblia? Como conhecer a fé – Deus – senão através do estudo da Sua Palavra?

Concebo o estudo da Palavra de Deus como princípio para a formação do cristão e conhecimento Dele – quando o estudo não é mero exercício intelectual – por nisso encontrar também conseqüências preventivas e remediativas. Tanto o prevenir como o remediar têm como alvo algo impreterivelmente nocivo nas nossas vidas: o preconceito – que está intimamente relacionado ao fundamentalismo. Lamentavelmente existem muitos cristãos que além de não estudarem e por isso não conhecerem “Quem é Jesus” – como deveriam conhecer, já que é o Deus em que crêem – fazem até mesmo julgamentos pretensiosos de fatos e – o que é ainda pior – de pessoas. Se de fato estudassem a Bíblia saberiam que o “julgar” é o que menos deveriam fazer.

Não podemos negligenciar a luta dos nossos antepassados reformadores pelo acesso à leitura e reflexão autônoma da Bíblia – com orientação daqueles que possuem mais conhecimento, porém, sem dependência ou acomodação. A Bíblia e a fé cristã sempre ocuparam um espaço considerável – para não dizer total – no mundo ocidental, e sempre foram vítimas muito mais da nossa negligência do que da sedução dos princípios falsos do mundo alheio à vida durante toda história da humanidade. Ainda bem que Deus na sua infinita misericórdia nos garante a possibilidade de mudarmos essa história; portanto, que o estudo da Sua palavra seja o princípio dessa mudança.

Eduardo Leonel Correa Cardoso é ministro evangélico

Fontes:
Portal da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Avaré

Nenhum comentário: