sábado, 9 de janeiro de 2010

Lição 2 - Deus chama Gideão para libertar Israel

por Reuel Vieira*




Constantemente somos confrontados ao observar os benefícios advindos da sincera obediência ao Senhor nosso Deus. (Deuteronômio caps. 6, 8, 10.12-11.32) Aqueles que dedicam suas vidas (os que fazem jus a serem denominados crentes em Jesus) entendem, através da comunhão com Deus, que é incomparavelmente melhor optar por obedecê-Lo que escolherem seus próprios caminhos.


Todavia, Israel, povo de Deus, vacilou em sua fé. Fizeram o que a seus próprios olhos parecia ser o bem; porém era mal aos olhos do Senhor. Por suas erradas escolhas, Israel empobreceu demais. Viveu angustiado. Estava oprimido por seus inimigos, que lhe tomavam até os mantimentos.


Neste cenário vemos surgir Gideão, um dos heróis da fé citados em Hebreus. Apesar de aparentemente não preencher os requisitos necessários – o próprio Gideão se considerava inapto para tanto (Juízes cap. 6 - 8) -, era este o homem escolhido por Deus para libertar Seu povo de tamanha opressão.


A história nos traz inúmeras lições. O que ocorreu com o povo de Israel e o irmão Gideão, por exemplo, pode nos ensinar muito sobre como servir ao Senhor. De um lado, Israel perecia por negligenciar a vontade de Deus; de outro, Gideão entristecia por observar os males que assolavam o povo, comparando seus dias à época em que Deus realizou os grandes prodígios que culminaram na libertação ocorrida no Egito.


Alguém então, em meio a tal situação de tormento, se lembra que, mesmo na dor, era hora de clamar ao Senhor. (Juízes 6.7)

Então tudo começa a mudar...


[O motivo principal de Deus haver escolhido e chamado Gideão foi o afastamento de Israel de Sua soberana vontade. Seu povo havia se afastado tanto que já não percebia que o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20.3), havia sido considerado como o último recurso, pois ao invés de honrar ao Senhor e buscar Sua direção com antecedência, o povo só recorria a Deus em último caso, quando já havia sofrido muito. (Juízes 6,6)]


...O Anjo do Senhor aparece a Gideão, lhe conforta, e promete que por suas mãos Israel seria liberto de seus opressores. Gideão ouve com atenção as palavras que lhe são dirigidas e resolve provar o que havia recebido; provar se realmente era o Senhor que tinha tais planos. Ofertou em agradecimento. Aguardou que o velo de lã fosse molhado no orvalho. Depois aguardou que houvesse secura no velo novamente exposto ao orvalho. (Por derradeiro, ainda quis certificar-se de que seria vitorioso ao batalhar contra seus opositores, que compunham tão grande exército. (Juízes 7.9-15))


Após ter certeza de seu chamado, Gideão arriscou sua vida ao derribar o altar pagão, construir um novo altar consagrado ao Senhor e oferecer-Lhe sacrifício.


Podemos ver que Gideão realmente se comprometeu com Deus.


Há quem critique as provas realizadas por Gideão. Entretanto, o Senhor é o único que conhece os corações e mede nossa sinceridade.


Deus não tinha um chamado apenas para Gideão! Deus tem chamado para cada um de nós! (Efésios 4.11,12)


E você? Como tem reagido ao chamado do Senhor?




*Reuel é professor da classe Unidos em Cristo da ADBrás em Jardim Helena

Nenhum comentário: