sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lição 2 - Jacó compra a primogenitura de Esaú

"E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura". Hebreus 12.16



Quando estudamos na Bíblia a história de Jacó e Esaú, é evidente o assunto primogenitura. A primogenitura, além de trazer o benefício de ter a maior parte da herança do pai, tinha toda a responsabilidade de chefiar a casa, se o pai viesse a falecer. Desde os tempos mais primórdios, o homem era o único que podia trabalhar para sustentar a casa. Vale ainda lembrar que eram acrescentadas várias bênçãos de Deus na vida do primogênito.


Esaú tendo nascido há poucos segundos a frente de Jacó, tinha esse direito. Porém, Esaú abriu mão de sua primogenitura, vende e troca por um prato de lentilhas, justamente por passar a vida inteira sem entender a importância disso para sua vida. Foi nesta fraqueza de Esaú que Jacó decidiu dar uma virada na sua vida, comprando o direito de primogenitura, exigindo isso com juramento da parte do seu irmão.


Sabendo da promessa que Deus havia feito a sua mãe Rebeca, ele preocupava-se com a benção e lutou para conseguir, mesmo que de uma forma não apropriada.


Aplicando isso a nossa vida espiritual, vemos quantas pessoas não valorizam a benção de Deus, e trocam a sua salvação por um momento de prazer ou coisas semelhantes, e quando se arrependem algumas vezes é tarde demais, sofrem com as conseqüências do seu erro.


Não podemos nos iludir com miragem no deserto; devemos tomar o conselho da palavra de Deus: “Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (1 João 2.15-16). Aqui estão os três aspectos de tentação humana, a) a concupiscência da carne, b) a concupiscência dos olhos, c) a soberba da vida. Foi por ver e desejar o prato de lentilhas que Esaú desprezou a benção de Deus.


Jesus também passou pelos três aspectos de tentação humana, porém Ele não cedeu (Mateus 4.1-10). Jesus estava preparado, e também nos deixou um alerta em Mateus 26. 41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.


Não devemos desprezar os valores espirituais, pois sofreremos grandes consequências se assim fizermos (I Samuel 2.30).




Josael Motta é superintendente da Escola Bíblica Dominical e presbítero na ADBrás, em Jardim Helena.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Lição 1 - O nascimento de Jacó

“[Quem] faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor”. Salmo 113.9


No primeiro trimestre deste ano estudaremos a vida de Jacó, um dos patriarcas mais conhecidos da Bíblia. Através das lições veremos como Deus cuida de seus filhos, mesmo quando não andam debaixo de sua vontade diretiva.

Ao ler a história de Jacó podemos perceber como Deus molda a personalidade e muda o caráter do ser humano. Jacó era judeu, de família rica e influente, mas precisou de um encontro pessoal com o Criador para conseguir executar aquilo para o que havia sido chamado.

Desde a nossa concepção Deus nos dá provas de que somos especiais e de que temos uma obra igualmente especial para realizar durante nossa vida na terra. O nascimento de Jacó, além de ser uma promessa foi um milagre, pois sua mãe, Rebeca, era estéril. Gênesis, no capítulo 25, a partir do versículo 19, nos mostra que Isaque orou 20 anos para que sua esposa engravidasse.

Quando Deus promete, cumpre; mesmo que, aos olhos humanos demore muito tempo. Embora Jacó tenha tentado “aproximar” o tempo de sua benção, tudo aconteceu da forma contrária ao que havia planejado. Teve que fugir e passar anos escondido por causa da ira que causou em Esaú. Entretanto os planos divinos não deixaram de acontecer.

Que você possa tirar grandes e boas lições da vida de Jacó. Tanto de sua época de enganador quanto em sua nova fase, como Israel. Bons estudos.




do blog