sábado, 10 de dezembro de 2011

Lição 11 - Barnabé, um líder comprometido

"Não basta apenas conquistar almas para Cristo, devemos propiciar que se mantenham ligadas a Ele através de um trabalho de confirmação". (Revista Jovens e Adultos - dominical - Professor - Ed. Betel, nº 81, pág 63.Verdade Aplicada)


Ao estudarmos o livro de Atos, podemos ver que os apóstolos enfrentaram todo tipo de contrariedade, humana e espiritual, porém a alegria de servir a Deus e sua missão – plantar a palavra nos corações e formar as igrejas - lhes impeliam cada vez mais a fazer a obra do Pai.

Um líder não pode contar somente com sua vontade para fazer o trabalho, é necessário atributos indispensáveis como: humildade, coragem, amor, fidelidade e responsabilidade.

Barnabé foi um líder visionário, soube atribuir tarefas. Ele foi um apóstolo que deixou um legado para o Reino e serve como exemplo para nossos obreiros.

Quando Jesus falou “Ide por todo mundo e fazei discípulos” (Mateus 28.18), deixou uma ordenança aos seus discípulos e assim desejava veementemente o crescimento de sua igreja.

A força que movia os apóstolos em suas jornada é incompreensível ao ser humano, mas esse mover é o resultado do amor de Deus derramado em seus corações. Em Atos 14.22, temos: “Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé, e mostrando que através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus”; logo, bem sabemos que em alguns momentos poderiam ficar desanimados, mas Deus por meio do seu Espírito lhes ajudava a permanecer firmes na fé.

Barnabé além de pregar a palavra de Deus e fundar igrejas, as organizava de modo que conseguiam manter-se firmes, pois havia obreiros capacitados e ativos.

A obra de Deus é feita por muitas pessoas, cada uma tem o seu valor e pode contribuir para a comunhão e o crescimento. Afinal igreja unida e ativa é uma igreja forte.



Vitalina de Souza é professora da classe Lírio dos Vales e diaconisa da AdBrás em Jd Helena.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lição 10 - Barnabé e Paulo recusam adoração

"E dizendo: Senhores, por que fazeis essas cosas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciando que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;" Atos 14.15




As pessoas precisam de coisas "palpáveis e "alívios imediatos", portanto buscam palavras de refrigério e a chamada confissão positiva. Se esquecem que através de uma palavra de repreensão podem ter cura e renovação.

Os moradores de Listra não entederam que o milagre havia vindo de Deus; Paulo era apenas um mensageiro, um agente que levava a Palavra do Senhor.
Paulo e Barnabé fizeram o certo quando não aceitaram a adoração direcionada a eles. E, apesar de certa dificuldade, impediram os sacrifícios que o povo havia preparado para exaltar os servos de Deus.

Mesmo em posição tão - aparentemente - favorável, Barnabé e Paulo não deixaram de sofrer pela pregação do Evangelho. Dias depois de serem exaltados pelo povo, foram apedrejados pelos mesmos que os chamaram de deuses.

Entretanto, o verdadeiro e único Deus os guardou e permitiu que, em um momento posterior, voltasserm àquela cidade, onde viram o crescimento da obra; graças ao poder transformador da verdadeira mensagem da Salvação, centrada em Cristo Jesus.



do blog