sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lição 9 - Jesus, seu ministério e vida social

por Vitalina Souza*



A grande lição deixada por Jesus em seu ministério foi que Ele não veio para uma elite de religiosos. Jesus é o filho de Deus, esteve com pessoas ricas e pobres; Ele via o que cada um tinha em seu coração.
O relacionamento com seus discípulos era para formar neles um caráter diferente daquilo que eles conheciam como religião.
Andou entre pobres, curou cegos, salvou pecadores. Mas, diferente de outros líderes, abençoou a muitos. Esteve com pessoas importantes de sua época, mas seu relacionamento não o influenciou. Antes, estas pessoas foram, por Ele, influenciadas.
Perto da sua morte orou por seus discíúlos, demosntrando o seu amor e seu cuidado.
Em nossos relacionamentos não devemos invadir a vida do nosso irmão. Mas, andar junto, conversar ter boa amizade é um conselho do apóstolo Paulo.
Em Efésios 5.19-21, Ele aconselha que juntos tenhamos "salmos e hinos". Tudo isso faz parte do bom relacionamento.




*Vitalina é professora da classe Lírio dos Vales na Escola Bíblica Dominical na ADBrás em Jardim Helena. É diaconisa no corpo de obreiros da igreja.

domingo, 15 de agosto de 2010

Aulas de discipulado perto de você!

Você que quer falar de Jesus ao próximo e não sabe como começar, venha para a primeira aula sobre evangelismo e discipulado na ADBrás, em Jardim Helena.

Será dia 19 de agosto, quinta-feira. E, a partir de então, a cada 15 dias, com os evangelistas Alan Gomes de Sá e Edmilson Aciole, com a colaboração dos professores Márcia e Toninho. Todas as aulas serão gratuitas.

Outras informações, tre em contato pelos e-mails evangelismoitaquerao@gmail.com e alangmail@ig.com.br

Esperamos você!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lição 6 - O relacionamento do pastor, obreiros, a igreja e sua família

por Marcos Oliveira*



Entrosamento: quem já assistiu uma partida de futebol sabe bem o que essa palavra quer dizer. A intimidade dos jogadores com a bola, da bola com os jogadores e dos jogadores entre si é o que, definitivamente, decide a qualidade de um time.
Paulo, no entanto, preferiu se valer de um exemplo mais físico: o corpo. "Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo" ICoríntios 12.12. Da mesma forma que, ao invés de usar a palavra entrosamento, optou por comunhão.
Para ambos os casos, futebol ou corpo, e ambas as palavras, entrosamento ou comunhão, o resultado é um só: A UNIDADE.
O corpo é o resultado de uma sequência de ações desenvolvidas por órgãos com espaços e funções pré estabelecidas, mas, por mais órgãos que o corpo tenha, trata-se apenas de um só corpo.
O time de futebol é o grupo de onze pessoas que interagem com o objetivo de fazer o gol; pode ter onze jogadores em campo, mas o time é um só.
A igreja (merefiro à igreja local) é a comunidade formada por vários membros que interagem com um ou mais objetivos comuns. Adorar a Deus e cumprir sua missão evangelística são os principais objetivos da igreja na terra, todas as demais atividades partem destas duas diretrizes.
Para que a igreja seja tão funcional quanto o nosso corpo e tenha tamanha qualidade quanto um time de futebol é necessário entrosamento ou, se preferir, comunhão.
É necessário unidade. Ela só existe quando há concordância de objetivos. Quando todos na comunidade pensam ou buscam a mesma coisa, entende-se que o povo está unido.
Entretanto, uma vez que o povo está unido é necessário ORGANIZAÇÃO. Não basta apenas todos pensarem a mesma coisa, é preciso planejamento e ordem de como alcançá-la. De nada vale todos em um time saírem correndo atrás da bola só porque todos desejam o gol; cada jogador tem uma área de atuação e o momento certo de atuar.
É exatamente por isso que Deus colocou cada membro da igreja com uma função específica e com um momento certo de atuação. É por isso també que o teu coração, não a boca, pulsa e os teus pés, não o olho, andam.
Mas, esse tipo de organização só pe possível quando existe o RESPEITO. Ele é o elo que une pessoas diferentes e as faz conviverem em sociedade, sem agredirem umas às outras, a fim de alcaçarem um objetivo comum.
UNIDADE, ORGANIZAÇÃO e RESPEITO. Estes três elementos já são mais que o suficiente para qualquer sociedade secular alcançar o resultado esperado. Mas, quando falamos da igreja, falamos de uma instituição que é, ao mesmo tempo, física e esiritual. Assim sendo, requer elementos físicos e espirituais.
Só existe um elemento que eu conheço, presentes nessas duas esferas e capaz de aglutinar os indivíduos envolvidos de tal forma que sejam um só: O AMOR. Sou impossibilitado de falar de relacionamento cristão sem falar de amor.
É o amor que faz um pastor negar seus interesses e paixões particulares para apascentar um povo que antes não conhecia e pelo qual não era conhecido, admoestando-o como manda a Palavra, em amor. Trocar noites bem dormidas, por visitas noturnas a hospitais; o domingão e os feriados com a família ficam em segundo plano para dar lugar a uma semana intensa, dedicada a um projeto da igreja que contribua para o crescimento geral do povo.
Da mesma forma, só o amor faz uma multidão se reunirem em uma noite fria, a fim de escutar um sermão que nem sempre diz o que se quer ouvir, mas o que realmente se precisa. O amor leva pessoas que , ocupam os cargos de gerentes, diretores e presidentes de grande corporações e conglomerados financeiros a submeterem-se ao mando e a ordem de uma autoridade eclesiástica.
O amor vai além do respeito, pois o respeito facilita a convivência muitas vezes necessária, o amor faz nascer o prazer de conviver.
Ele faz com que as pessoas da sociedade pensem em como suprir a necessidade de um membro, ainda que essa necessidade seja também a sua própria necessidade; faz com que mil pessoas se movam para atender a necessidade de uma única pessoa.
A igreja é, e deve ser sempre, a instituição que supera todos os níveis de relacionamento e organização já vistos no mundo físico, uma vez que este luta pelo que é corruptível e aquela pelo que é incorruptível. Essas duas se relacionam e se organizam, não necessariamente pelo dejeso genuíno dos indivíduos que as compõem.
A igreja se relaciona porque existe um confirmação interior em cada indivíduo que faz entender que a instituição está perfeitamente distribuída por Deus e que cada autoridade estabelecida procede da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.
Isso motiva cada membro a conviver harmoniosamente, indiferente de sua função na comunidade, salvo os que ainda não compreenderam a verdade do Evangelho, os quais suportamos, também em amor, "até que Cristo seja gerado neles".
Se a igreja perder essa essência - do amor -, perderá a base fundamental que traz todos os outros elementos do perfeitos em sociedade.



*Marcos atua como diácono do corpo de obreiros da ADBrás em Jardim Helena. Desenvolve um projeto referente a discipulado pastoral e cursa jornalismo. É casado e responsável pela ativação do site da igreja.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lição 5 - A Igreja, seu poder relacional e dimensão relacional

por Alan Gomes de Sá*



“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13.34,35
O que é a Igreja? Para quê ela serve? É realmente necessária? Sabemos pela Palavra de Deus que a Igreja é o ajuntamento dos que foram “chamados para fora” (do grego ekklesia, significando o grupo dos chamados para fora), para fora de um sistema e uma vida pecaminosa para viver uma nova vida para Deus em Cristo Jesus. É formada pelos discípulos, seguidores de Jesus Cristo, que tem o Seu Espírito habitando neles, que o amam mesmo nas suas fraquezas e o seguem com todas as suas forças, em comunhão uns com os outros.

Deus tem um plano maravilhoso para Sua Igreja, este delineado nas páginas das Escrituras Sagradas, plano este que não pode ser comparado com o plano de Deus com o Israel terrestre. Apesar de Deus não ter rejeitado este povo, e ainda muitas promessas de Deus feitas a este povo serem cumpridas literalmente no futuro que cremos estar próximo, a Igreja de Jesus Cristo está relacionada a coisas celestiais (Efésios. 1.3).

Entretanto, ainda este povo chamado para fora caminha neste mundo como peregrinos e forasteiros, que apesar de estarem aqui, e viverem aqui, tem na verdade, o seu coração e alma voltados para aquela pátria celestial, e para Aquele que para nós, foi preparar-nos lugar, Jesus! (I Pedro 2.11; I Coríntios 10.1-11; Hebreus 12.18-23; João 14.1-3)

É com lamento que vemos esta visão bíblica de igreja ser desvirtuada e transformada em uma visão de clube ou mera associação ou ajuntamento humano. Vivemos a era dos grandes templos, que ajuntam grandes multidões em nome de Cristo, mas que não forma discípulos, que não incentiva a comunhão com os irmãos.

Entre todos os nomes que a Bíblia ensina, na questão relacional, Corpo de Cristo é o que torna evidente sua questão relacional (I Coríntios 12.27ss). Um corpo expressa aquilo que há em seu intimo, em seu ser. A igreja foi chamada para expressar todo o ser de Cristo, que tem como base o amor.
Este amor deve ser buscado por cada seguidor de Jesus Cristo. É a base para todo relacionamento (Colosenses 3.12-14) e para o cumprimento da missão da igreja em seu relacionamento com Deus, com seus membros e com o mundo.



*Alan é casado, atua como evangelista na ADBrás em Jardim Helena e colaborador da Escola Bíblica Dominical na igreja.