sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lição 4 - Vencendo os conflitos

por Josael Mota*




Quando vêm os conflitos?

Segundo os psicólogos, o conflito ocorre quando uma pessoa ou grupo, possui mais de uma situação e deve optar por uma delas.


Sendo assim, entendemos que um conflito surge:

1º - quando temos de tomar decisões;

2º - quando fixamos os olhos nos problemas;

3º - quando só questionamos.


Gideão teve que tomar a decisão de ser ou não o juiz que livraria o seu povo da opressão dos midianitas (Juízes 6.3).

Nossas decisões devem serem tomadas com propriedade e calma, pois elas definiram o percurso de nossa carreira profissional, qualidade de vida, e influenciará no nosso futuro diante de Deus.

Gideão fixou os olhos nas dificuldades (Juízes 6.15). Não devemos fixar os olhos nos problemas (Mateus 14.30), pois quando isso ocorre, deixamos de ver um Deus que é maior que o nosso problema e passamos só a questionar vivendo sempre em conflito.

Gideão teve momentos de questionamentos (Juízes 6.13). Apesar de o questionamento ser algo natural na vida, não devemos ficar sempre questionando tendo em vista que o questionamento abre brecha para o inimigo agir aprisionando a pessoa, devemos regar a nossa vida na oração e na palavra de Deus, pois assim seremos mais que vencedores.


Gideão com conflito e timidez

Quando lemos Juízes 6. 12, vemos que o Senhor disse a Gideão "varão valoroso" (valente); Gideão estava malhando trigo no lagar; vemos que a atitude de Gideão era de alguém que estava com medo, lutando pela sobrevivência, devemos ter a atitude de Davi (1 Samuel 17. 32): lançar fora a timidez lembrando que o medo tira as oportunidades e a razão e pode levar a pessoa a conflitos espirituais e a depressão.


Mas Gideão teve a ajuda direta de Deus para vencer, pois somente pelo poder de Deus tais males são vencidos.


Como vencer os conflitos?

1º - Fazendo uma entrega total ao Senhor;

2º - Meditando constantemente nas escrituras;

3º - Vivendo em constante oração.


Não teremos como vencer os conflitos sem a confiança plena no Senhor (Salmo 37.3).


Gideão venceu a multidão dos midianitas com 300 homens porque confiou no senhor.


Assim como o nosso corpo fisico precisa de alimento, o nosso espiritual precisa do alimento da palavra de Deus (Mateus 4.4); Jesus quando foi tentado venceu o diabo pela palavra.


O Senhor Jesus, mesmo sendo Deus, para nos dar o exmplo teve uma vida de oração (Mateus 14.23; Marcos 6.46; Lucas 6.12; 9.28 ).


São inúmeros os casos na Bíblia de pessoas que venceram batalhas pela confiança em Deus e em sua palavra, mediante uma vida de oração


O perigo de ver e enteder o que queremos

Quando nós vemos e entendemos só o que queremos, nós temos uma visão pessimista, sempre estamos com a razão e estamos sempre procurando um culpado.


Não podemos nos fazermos de bobos conscientes diante da situação, porque a Bíblia diz que o homem deve queixar-se dos seus próprios pecados (Lamentações 3.39).


Deus faz da forma que ele quer. Ele é soberano.


Para evitarmos os conflitos devemos tomar o conselho do apóstolo paulo em Filipenses 4.8; fazendo assim, seremos vitoriosos em nome de Jesus.





*Josael é presbítero da ADBrás em Jardim Helena e frequentador da Escola Bíblica Dominical

sábado, 16 de janeiro de 2010

Lição 3 - Cuidado com a opressão do inimigo

por Alan Gomes*



Após a morte de Josué (Juízes 2.8) e a geração de israelitas de seus dias (Juízes 2.10), vemos no relato bíblico que se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor e nem a obra que havia feito em Israel, desviando-se a outros deuses, aos baalins (Juízes 2.10-12).

Vemos que por esta razão, muitas vezes Israel se via oprimido por seus inimigos, e quando o povo estava em um estado insuportável, eles clamavam ao Senhor, que através de um juiz, ele libertava Israel:

“E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se arrependia pelo seu gemido, por causa dos que os apertavam e oprimiam” (Juízes 2.18).

Eles eram oprimidos por causa da desobediência à Palavra de Deus. A nova geração de israelitas não procurou conhecer ao Senhor e as suas obras.

Assim ocorre na vida de muitos cristãos de hoje em dia. Apesar de intitulados “crentes” e “cristãos”, na verdade, não conhecem ao Senhor e as suas obras, não se sujeitando a Palavra de Deus. Assim, abrem oportunidade para a opressão do inimigo de nossas almas.

Entretanto, assim como eles clamaram pela libertação da mão dos midianitas (Juízes 6.6), o Senhor está pronto para libertar todo aquele que o clama com um coração arrependido, quebrantado e contrito (Salmo 51; Isaías 66.2).

Que todos nós procuremos conhecer mais ao Senhor, não o clamando apenas nos tempos de dificuldade, pois isto reflete apenas interesse, mas sim por amor. (João 14.23)



*Alan é evangelista da ADBrás em Jardim Helena e frequentador da Escola Bíblica Dominical. Veja mais estudos feitos por ele em seu blog.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Evangelismo em Alta!

Super Seminário da APEC
(Associação Pró-Evangeliação de Crianças)
Para: Professoras(es) de crianças, pais e interessados.

Dias: 30 de Janeiro de 2010
27 de Fevereiro de 2010
27 de Março de 2010
24 de Abril de 2010
29 de Maio de 2010 (último sábado de cada mês)

Horário: 9h às 17h Custo:R$ 40,00 (por módulo), incluso almoço e apostila.

Inscrições: Igreja Ass. de Deus – Jd Helena - (Itaquerão)Rua Prof. Osvaldo de Oliveira, 540 - Itaquera.

Telefone: 2553-4688(Próximo a estação José Bonifácio da CPTM).
Faça sua inscrição, invista em seu Ministério!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lição 2 - Deus chama Gideão para libertar Israel

por Reuel Vieira*




Constantemente somos confrontados ao observar os benefícios advindos da sincera obediência ao Senhor nosso Deus. (Deuteronômio caps. 6, 8, 10.12-11.32) Aqueles que dedicam suas vidas (os que fazem jus a serem denominados crentes em Jesus) entendem, através da comunhão com Deus, que é incomparavelmente melhor optar por obedecê-Lo que escolherem seus próprios caminhos.


Todavia, Israel, povo de Deus, vacilou em sua fé. Fizeram o que a seus próprios olhos parecia ser o bem; porém era mal aos olhos do Senhor. Por suas erradas escolhas, Israel empobreceu demais. Viveu angustiado. Estava oprimido por seus inimigos, que lhe tomavam até os mantimentos.


Neste cenário vemos surgir Gideão, um dos heróis da fé citados em Hebreus. Apesar de aparentemente não preencher os requisitos necessários – o próprio Gideão se considerava inapto para tanto (Juízes cap. 6 - 8) -, era este o homem escolhido por Deus para libertar Seu povo de tamanha opressão.


A história nos traz inúmeras lições. O que ocorreu com o povo de Israel e o irmão Gideão, por exemplo, pode nos ensinar muito sobre como servir ao Senhor. De um lado, Israel perecia por negligenciar a vontade de Deus; de outro, Gideão entristecia por observar os males que assolavam o povo, comparando seus dias à época em que Deus realizou os grandes prodígios que culminaram na libertação ocorrida no Egito.


Alguém então, em meio a tal situação de tormento, se lembra que, mesmo na dor, era hora de clamar ao Senhor. (Juízes 6.7)

Então tudo começa a mudar...


[O motivo principal de Deus haver escolhido e chamado Gideão foi o afastamento de Israel de Sua soberana vontade. Seu povo havia se afastado tanto que já não percebia que o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20.3), havia sido considerado como o último recurso, pois ao invés de honrar ao Senhor e buscar Sua direção com antecedência, o povo só recorria a Deus em último caso, quando já havia sofrido muito. (Juízes 6,6)]


...O Anjo do Senhor aparece a Gideão, lhe conforta, e promete que por suas mãos Israel seria liberto de seus opressores. Gideão ouve com atenção as palavras que lhe são dirigidas e resolve provar o que havia recebido; provar se realmente era o Senhor que tinha tais planos. Ofertou em agradecimento. Aguardou que o velo de lã fosse molhado no orvalho. Depois aguardou que houvesse secura no velo novamente exposto ao orvalho. (Por derradeiro, ainda quis certificar-se de que seria vitorioso ao batalhar contra seus opositores, que compunham tão grande exército. (Juízes 7.9-15))


Após ter certeza de seu chamado, Gideão arriscou sua vida ao derribar o altar pagão, construir um novo altar consagrado ao Senhor e oferecer-Lhe sacrifício.


Podemos ver que Gideão realmente se comprometeu com Deus.


Há quem critique as provas realizadas por Gideão. Entretanto, o Senhor é o único que conhece os corações e mede nossa sinceridade.


Deus não tinha um chamado apenas para Gideão! Deus tem chamado para cada um de nós! (Efésios 4.11,12)


E você? Como tem reagido ao chamado do Senhor?




*Reuel é professor da classe Unidos em Cristo da ADBrás em Jardim Helena

sábado, 2 de janeiro de 2010

Lição 1 - Conhecendo o livro de Juízes

por Marili Salete*




Olá, pessoal!

Agradecemos a Deus pelo ano que termina. Um ano de lutas, mas de grandes vitórias também. E louvamos ao Senhor pelo ano que se inicia, por mais uma oportunidade de podermos estar juntos na nossa EBD, aprendendo um pouco mais da Palavra de Deus.

E por falar em EBD, neste primeiro trimestre estudaremos sobre a vida de Gideão, o talhador (conf. dicionário Bíblico Universal). Quinto juiz em Israel, filho de Joás, da tribo de Manasses.

Habitava na cidade de Ofra, e foi escolhido por Deus dum modo muito extraordinário para libertar os israelitas do jugo dos midianitas. Aprenderemos também que Deus sempre procura pessoas humildes, para serem usadas em sua obra, pois assim, o Seu nome será exaltado.

Quando Deus diz: Não te enviei EU? Há poder em sua comissão. Quando Deus diz: Eu estou contigo! Há poder redobrado na companhia do Senhor.

E, nesta primeira lição falaremos sobre o livro de Juízes. Provavelmente o nome dado a este livro venha do versículo 16 do segundo capítulo “Suscitou o Senhor Juízes, que os livraram das mãos dos que os pilharam”. Eram chamados também de libertadores. Serviam como líderes espirituais, militares e civis para o povo. O livro de Juízes é uma obra valiosa, porque cobre o período de transição entre a vida tribal nômade e desintegrada, e a organização de uma federação que finalmente levou à formação da monarquia.

O livro de Juízes apresenta uma filosofia histórica que prende a atenção do crente atual. A negligência quanto às ordenanças do Senhor e a adoração de deuses falsos conduzem ao castigo, enquanto que o arrependimento sincero atrai o favor divino. O fato de que Deus trata com as nações, em vista de suas atitudes para com Suas leis morais, merece a nossa consideração atual.

Portanto, historicamente, o livro serve como o elo entre a conquista da Palestina e a monarquia. Teologicamente, nos oferece exemplos do princípio de que a obediência à Lei trazia paz, ao passo que a desobediência significava opressão e morte. Espiritualmente, a fidelidade de Deus em perdoar Seu povo arrependido é vista mesmo neste período, quando “cada um fazia o que achava mais reto” (17.6; 21.25).


BONS ESTUDOS!

FELIZ 2010!



*Marili é professora da classe Rosa de Saron e diaconiza na ADBrás em Jardim Helena

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Que venha 2010!

A diretoria da Escola Bíblica Dominical da igreja Assembléia de Deus em Jardim Helena deseja a todos os que acompanham este blog um 2010 cheio de realizações e conquistas, guiadas pelo Senhor Jesus.

Que neste novo ano nossa sede de aprender mais sobre as lições da Bíblia seja maior e nos leve a andar mais junto a Deus.


Muita Paz
Beijos e abraços a todos!