quarta-feira, 30 de setembro de 2009

4º trimestre de 2009 - Introdução

por Andressa Batista*


O tema da nossa revista este trimestre é Jesus Cristo – o maior personagem da história da humanidade.


Mesmo que muitos não acreditem e tentem prova o contrário, Jesus, o Cristo realmente nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, assim como é relatado na Bíblia.


Num mundo onde cada vez mais se contesta a existência da verdade absoluta, só há uma coisa a dizer: relativo é o que nós pensamos; a Verdade existe, basta querermos ver e acreditar para sermos libertos.


A Bíblia, mais próxima da nossa realidade do que muitos livros usados na Filosofia – em que a maioria acredita veementemente –, tem diversas passagens sobre o Salvador. Seja em forma de promessa, como no livro de Isaías e outros profetas do Velho Testamento, ou pessoalmente, quando Jesus fala ao povo sobre sua natureza Santa.


Não é clichê afirmar que Ele foi, é e sempre será o Filho e o próprio Deus, que se despojou de sua Santidade para nos entender na prática. Como foi dito por um pastor em uma ministração: “Jesus, em seu lado humano, foi tão humano como se nunca tivesse sido Deus; mas em seu lado divino, foi tão divino como se nunca tivesse sido homem”.


Portanto, esforcemo-nos em conhecer e prosseguir conhecendo este grande homem e poderoso Deus em forma de Salvador. Jesus, o Cristo.


*Andressa é jornalista e membro da ADBrás em Jardim Helena

sábado, 26 de setembro de 2009

Lição 13 - Estratégias históricas contra a Igreja

por presbítero Gerson Tomé

professor da classe Obreiros



A igreja edificada por Jesus inicia-se com uma promessa, de que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mateus 16.18); mas isso não significa que não enfrentaríamos as ciladas do diabo que constantemente ataca a igreja.Veremos que o inimigo ao longo da história utiliza estratégias baseando-se no momento que a igreja está vivendo.


1)Satanás atenta contra a infância da igreja

Note que o escritor é bem claro quando diz que ao estudarmos a infância, juventude e a fase adulta da igreja estamos referindo-se ao aspecto histórico e organizacional da igreja (universal), pois a igreja nunca envelhece, ela é o corpo de cristo (Colosenses 1.18; I Coríntios 12.27).


A igreja primitiva possuía a presença do espírito santo abundante uma característica que a unia a Jesus, não foi não foi por acaso que Jesus alertou: “Ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto seja revestido do poder”(Lucas 24.4)


Certamente Jesus sabia a que eles averiam de enfrentar e seria humanamente impossível obter vitória sem a ajuda do Espírito Santo.


O diabo intentou contra a vida de nossos primeiros irmãos, mas a estratégia falhou porque estavam cheios do espírito santo Atos 7.55(ler este versículo)


É impressionante observarmos que o diabo tentou vencer e derrotar os nossos primeiros irmãos, no aspecto doutrinário semeando heresias, (Apocalipse 2.14,15), todavia neste quesito estavam bem firmados, afinal de contas a doutrina que foi ensinada naqueles dias são os mesmos que utilizamos hoje. A igreja estava edificada sobre a rocha e as tempestades não a destruiu (Mateus 7.26), (leia, é importante).


Constantino foi o primeiro estadista da antiguidade a estabelecer um acordo de convivência com a igreja cristã.

No século III Constantino se converte e sem dúvida causou muita euforia na igreja pois terminava um período de perseguição para a igreja, alguns templos foram restaurados outros construídos. Após a conversão de Constantino muitos da nobreza foram admitidos e muitos sem experiência se tornaram mestres e lideres do cristianismo (Ap 2.14), o obreiro não pode ser neófito(I Timóteo 3.6).


2) Satanás tenta roubar a igreja juvenil

A partir do século IV o cristianismo tornou-se a religião oficial do império romano. Os imperadores passaram a interferir diretamente na igreja ‘visível’.


Era uma estratégia do diabo para roubar a liberdade da igreja, controlar os passos da igreja, determinar ações da igreja, faze-la transgredir,etc.


A adoração também foi um ponto onde o inimigo tentou desvirtuar a igreja da verdadeira adoração (Mateus 4.10; João 4.23).


Foi neste período que foi implantado o culto a Maria (Mariolatria), foi o joio semeado pelo inimigo que está entre nós até os dias de hoje.


A santidade fundamental para salvação( Hebreus 12.14) ficou em segundo plano.


A cunscupiciência carnal se apodera de muitos, as riquezas, patrimônios, poder político passa a ser prioridade para a igreja.


Jesus disse não podeis servir a Deus e as riquezas (Marcos 6.24). Paulo também ensinou que os que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus (Gálatas 5.19,21).


Era justamente este o objetivo do diabo, afastar a igreja dos tesouros que estão no céu e afastar a igreja de Deus.


3) Satanás tenta destruir a igreja adulta

O marco da igreja de Jesus é a evangelização, não há nada mais importante, do que o cumprimento do ide mencionado por Jesus em diversos textos (Mateus 28.19; Marcos 16; Atos 1.8).


Neste período medieval da História da igreja o propósito da igreja era temporal e políticos. Esse período durou quase mil anos. Foi nesse período que se deu desenvolvimento do poder papal.


A idéia de estabelecer um reino temporal também alimentado por Hildebrando no século XII onde este homem almejava tornar a igreja senhora suprema do universo, contrariando os ensinamentos de Jesus a cerca deste assunto (Jó 18.36).


Neste período o clero teve de rever os conceitos organizacionais e renovar os métodos estabelecidos por Jesus, por ensinamentos pagãos.


Jesus disse ninguém vem ao pai a não ser por mim (João14.6).

Ficou estabelecido que o papa ficaria entre Deus e o homem. Seria menos que Deus e mais que o homem.

O papa Julga e a todos e não é julgado por ninguém.


4)A As investidas de satanás contra a igreja contemporânea

Muitos se consideram auto-suficientes, amantes de si mesmo e por ocupar um cargo na igreja se colocam em um patamar anti-biblico e completamente distante dos ensinamentos de Jesus: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração


Em nossos dias estão elaboradas e aprovadas as leis que definem e protegem com o “direito”: hábitos, vícios, comportamentos e certos aspectos culturais totalmente inco patíveis com a vida cristã e as práticas do corpo de Cristo.


O estado laico não pode adotar uma religião como oficial nem se opor a manifestação de qualquer religião,seja ela professada pela maioria ou pela minoria. Mas o que podemos constatar é a poderes legislativo, executivo e judiciário dos estados ditos laicos, elaborarem leis destinadas a calar a voz da igreja.


Por exemplo:

Há uma lei tramitando no congresso com relação à obrigatoriedade do ensino religioso. Oremos pelo nosso país e pela igreja.


Conclusão

Atualmente temos uma igreja que está em crescimento no Brasil,todavia o que percebemos é uma igreja que quer ser servida por Jesus, não está disposta a servir a Jesus incondicionalmente , como nos ensinou Jesus.Fiquemos atentos a tudo que acontece ao nosso redor principalmente com relação ao modismo que também está em evidencia.Que o Senhor nos de discernimento para não sermos enganados,pois em todo tempo o diabo cria novas estratégias contra a igreja.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lição 12 - Conhecendo as leis do reino de Deus

por evangelista Willian Alvarenga


Os dois testamentos exaltam a justiça do trono de Deus. Os evangelhos destacam o caráter justo do reino dos céus, bem como o perfil dos seus súditos, cujos traços mais desejáveis e marcantes são justiça e retidão. Por isso, nesta lição estudaremos aquilo que com propriedade podemos intitular de “Leis do Reino”.


As leis da reciprocidade

Em Mateus 7.12, Jesus nos ensina que tudo quanto, pois, queremos que os homens nos façam, assim, fazemos nós também a eles. É isto que chamamos ‘lei da reciprocidade’. Esta lei pode ser entendida como: causas e efeitos, dar e receber, semeadura e colheita.


A lei de utilização dos recursos do Reino

Sabemos que ainda que uma nação possuidora de leis de administração pública, rigorosas e claras, oferece aos seus habitantes muitos benefícios e vantagens especiais. No reino de Deus não é diferente; porém, as vantagens, os benefícios e os sentimentos de seus súditos são de natureza e motivação e as leis de uso dos recursos do Reino são infinitamente superiores. Por exemplo: o uso de dons espirituais e capacidades naturais; o exercício das funções ministeriais e o uso de bens materiais e recursos financeiros.


A lei de recompensa

Sabemos que nós, como trabalhadores do reino de Deus, temos a luz da Palavra de Deus, que todos aqueles que trabalham para o Reino têm a sua recompensa.

Isto ocorre porque a justiça é um traço marcante do reino de Deus.


A lei do amor

Amor é o sentimento de apreciação por alguém, acompanhado do desejo de lhe fazer o bem (I Samuel 20.17). Deus é amor (I João 4.8). Seu amor é a base da ‘aliança’, o fundamento de sua fidelidade (Jeremias 31.3) e a razão da eleição de seu povo (Deuteronômio 7.7,8). Cristo é a maior expressão e prova do amor de Deus para a humanidade (João 3.16). O Espírito Santo derrama o amor no coração dos santos (Romanos 5.5). O amor é a mais elevada qualidade cristã (I Coríntios 13.13).

Jesus, em Mateus 22. 37-40, faz a citação de Deuteronômio 6.5 e Levítico 19.18, dizendo que devemos amar o Senhor, nosso Deus, acima de todas as coisas e o nosso próximo como a nós mesmos; e conclui dizendo que esses dois mandamentos resumem “toda a Lei e os profetas”.

Que possamos atentar para este ensinamento e, acima de tudo, vigiar em todo tempo, servindo ao Senhor.

sábado, 5 de setembro de 2009

Lição 10 - Poemas e hinos louvam a justiça e a lei de Deus

por Maria Ferreira
professora da classe Lírio dos Vales



Constam nos Salmos profecias, doutrinas, promessas, livramentos, instruções e aconselhamentos gerais: exortação à adoração; ao louvor; à dedicação; à servidão; à proteção; bênçãos diversas e eternas; profecia.


1 - Deus revela sua vontade e projeto para resgatar e salvar o homem que se afastara de seus propósitos.

O Senhor estabeleceu a justiça divina e a sua lei para práticas iguais de procedimentos corretos e justos para que o homem (raça humana) proceda e obedeça sua vontade.


O nosso Deus tem piedade e benignidade; Ele é sofredor e grande em misericórdia.

Piedade: Amor às coisas religiosas; á devoção; compaixão, etc.

Misericórdia: Compaixão disputada pela misericórdia alheia, perdão.

Seus justos castigos: Alguns para regeneração e salvação por meio da fé em Cristo e pelo arrependimento de seus pecados.


A justiça e o juízo são bases do seu trono (Salmo 89.14). O Senhor fez juízo e justiça contra Babilônia (hoje Iraque), Assíria (Irã), Grécia e Roma. Vide ainda a ruína de Israel sob o Egito e sob o poder da Alemanha, quando morreram seis milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. Israel retornou como nação em 1948.


Sua justiça é eterna e a sua lei é a verdade (Salmo 119.142). As leis do Senhor são imutáveis em relação a todas as coisas criadas.


2 - Os livros poéticos traçam o perfil dos justos.


Os justos, os íntegros e retos possuem caráter, personalidade, generosidade, bondade, espiritualidade e outros valores morais e espirituais, sendo estes os frutos do Espírito.


Relação de alguns justos citados na Bíblia: Enoque, Matusalém, Noé, Abraão, José, Moisés, Daniel, etc. Os justos se humilham perante o Senhor e confessam erros e transgressões cometidas, deslizes morais e outras falhas (Salmo 51). São perdoados, purificados, santificados, renovados e agradecidos. Restaurados voltam a louvar, servir e ofertar ação de graças ao Senhor.


No dilúvio (Gênesis 6.13-23; 7.1-24; 8.1-14, 22) Deus livra Noé, sua família, animais, aves, etc. (Hebreus 11.7)

No Egito (escravos por 40 anos) abriu o Mar Vermelho para o povo eleito atravessar a seco, através de Moisés (Êxodo 14. 21, 22); a morte dos egípcios (Êxodo 14. 21-31).

Diante de provas diversas: 40 anos peregrinando no deserto, Deus supriu as necessidades de Israel durante este período.


Há também as relações dos justos com os pobres e necessitados.

Obrigação segundo a lei: na colheita deixar sobejos (sobras de alimento para sustendo dos pobres e necessitados) – Êxodo 23.11; 30.15

Boaz socorre, ajuda Rute e casa-se com ela: da pobreza à riqueza (Rute 2. 1-4). O justo dá e não nega o bem ao pobre. (Provérbio 21. 26)


3 - Os livros poéticos expõem as intenções dos ímpios


Satanás introduziu no mundo o espírito de iniqüidade e ele está ativo no meio de todos os povos: brancos, negros e amarelos; ricos e pobres; pequenos e grandes; dos sábios aos ignorantes (incultos); de governantes a governados.


Os propósitos dos ímpios em relação a Deus são indiferença e descrença ao nome e pessoa de Deus.

Os ímpios na sua maioria não crêem e nem servem ao Deus Vivo e Eterno. E ainda dizem: “Não há Deus” (Salmo 2.2,3; 10.3; 36.4); “Fizemos acordo com a morte (Isaías 28.15,16) e com o inferno”; “a mentira é o nosso refúgio e sob a falsidade nos escondemos”, na tentativa de escaparem do juízo de Deus.


Para os ímpios os pobres são [1] considerados de classe inferior, pouco capazes, necessitados; [2] pobres de espírito, ou seja, sem valores de alma, de espírito, de amor, de fé, de sentimento nobre. [3] Há também os ricos, cheios de bens; sábios; pessoas cheias de poder, de saber, que são os piores pobres de espírito, de alma.


Quanto às intenções dos ímpios em relação ao justo (íntegro, reto), eles procuram remover os fundamentos dos justos para impedir-lhes as ações. Como aconteceu a Noé, Jó, José, Daniel entre outros.


4 - Os cânticos revelam o caráter e o alcance da lei de Deus


Os cânticos revelam mistérios, profecias, ações de graças, exaltação ao Senhor, ao Deus vivo.

Lei: conjunto de normas e regras quer sejam as leis do Estado, do País, as constituições, os códigos penais e outros.


Visto que Deus é perfeito, Ele diz: “Sede vós perfeitos como é perfeito o vosso Pai que setas nos céus”. (Mateus 5.48; Deuteronômio 18.13)


Porque Deus é perfeito, íntegro, reto, santo, santo, santo e justo em todos os seus caminhos.

O testemunho de Deus é fiel (Salmo 19.7). Nele não há sombra de variação. Ele é santo e justo.


Os preceitos humanos são mutáveis e há necessidade de alterações constantes (as constituições, os códigos penais e civis).

Os preceitos, as leis divinas são imutáveis, elas permanecem para sempre.


Aleluia, Glória ao Senhor.