quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Recadinho para a Classe Campeões da Fé

Ué!!! Por que é que JESUS se batizou, se ELE não tinha pecado?!
Batismo não é só para pecadores que querem viver para DEUS?

Vai dizer agora que você nunca pensou nisso?
Claro que sim!

JESUS NUNCA PECOU. Isso é um fato. Nem mesmo nos momentos difíceis de um ser humano (Mt 4:2,3). ELE não pecou, nem com fome...Poxa!

Por que então que ELE se batizou?
Porque ELE, por seu infinito amor e bondade, passou por tudo aquilo que um dia você passaria. Para que você pudesse conhecer a ELE. Pois por tudo ELE também passou.

Aquela tentação que insiste em aparecer, aquele momento "dificil" de negar.
Aquela amizade que iniste em te levar onde você não deve estar.

O Mestre teve, sem dúvida alguma, a pior prova de tentação já registrada na história da humanidade. Imagine só: depois de se batizar, ELE foi levado pelo ESPÍRITO para o deserto, onde esteve jejuando não só 1 dia, nem 2 ou 3, mas 40 dias (Mc. 1:12,13)!!!
Satanás o tentava o tempo todo. Com comida, com glórias, etc...

O Mestre, apenas pelo poder da PALAVRA VIVA, não cedeu. Ele venceu.
ELE TRIUNFOU.

E satanás, sem saber por onde mais o tentar, apenas foi embora, dando lugar aos anjos, que O serviram (Mt 4:11).

A Bíblia diz em Tg 4:7 o que devemos fazer na hora que a tentação aparecer. Ela vem... ela sempre vem. Não existe outra maneira de fugir dela senão pela própria PALAVRA DE DEUS.
Assim venceremos também como JESUS, que tudo, tudo mesmo, passou primeiro, antes de nós.
Carol
Professora da Classe Campeões da Fé

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Recadinho para a classe Soldados de Cristo

Nas quatro lições anteriores aprendemos sobre ter propósito em algumas áreas de nossas vidas. E neste domingo falaremos sobre Propósito com Santificação.
Este tema é muito importante porque a Bíblia diz em Hebreus 12.14: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"
E em Levítico também lemos no capítulo 20, versículos 7 e 8: "Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico."
Muitas outras referências bíblicas nos apontam a importância da santificação na vida dos cristãos, e isso não depende da idade. Todos devemos ser santos: anciãos, adultos, jovens, crianças, e vocês adolescentes!
Nesta lição também falaremos de três jovens que, além de sábios, eram santos.
Não perca esta aula, pois sendo fiel ao Senhor e cumprindo os seus mandamentos, talvez você seja o exemplo usado no futuro para ajudar outros a compreenderem que a santificação também faz parte da vida dos adolescentes.
No amor do pai,
Dalziza e Edileuza
Professoras da Classe Soldados de Cristo

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Subsídios à lição 05 (05408)

Por Pr. Natanel P. Oliveira

Pastor da Assembléia de Deus - Itaquerão e

Professor convidado da EBD


Partindo do objetivo do trimestre, ou seja, estudar sobre “espiritualidade” - buscando desenvolver uma visão de mundo autenticamente cristã”, não poderíamos deixar de estudar um pouco sobre a HISTÓRIA DA IGREJA, que nos leva a vários períodos do passado onde homens comprometidos com Cristo, em meio a todo tipo de desafios, procuraram dar sentido à definição dada pelo comentarista da revista: “EXPERIÊNCIA DE UMA VIDA QUE ESPELHA CRISTO”.

Estudando um pouco da história da igreja, podemos notar como o Senhor usou as mais diferentes pessoas para proclamar Seu Filho Jesus Cristo.

Fatos relacionados a diferentes fases do Cristianismo estão registrados na história da Igreja, que foi escrita com lágrimas e sangue, com sofrimentos, em prisões, naufrágios, nos desertos, em meio à fome e calor. Essa história jamais se apagará, porque ela é parte da história da redenção efetuada por Jesus Cristo, e é a história que ratifica a disposição de Deus em cumprir Seu propósito de escolher, em meio a uma humanidade decaída e perversa, um povo peculiarmente Seu, através do qual o Seu nome será santificado entre as nações da Terra.

Essa é a história de uma Igreja sofrida, humilhada, violentada, manipulada, monopolizada por homens maus, lobos vorazes que por longos séculos exerceram domínio arbitrário sobre ela. Mas, ao mesmo tempo, é a história de uma igreja varonil e vitoriosa, levantada da lama e que, apesar de ter sido levada pela loucura de líderes cegos, fez-se coluna da verdade.

Nesta lição fica provado, pelos primeiros cristãos, os pais da Igreja, que, da Idade Média à Reforma, jamais se abateu sobre o mundo tão grande escuridão espiritual e moral que fosse capaz de impedir o brilho de grandes homens de Deus.

Em todas as épocas da conturbada história do homem, Deus sempre teve Sua honra confirmada e defendida por testemunhas fiéis e verdadeiras, como Policarpo (69-156), piedoso discípulo do apóstolo João e Bispo de Esmirna que, na perseguição ordenada pelo Imperador Antonino, o Pio, foi preso e levado à presença do governador. Ofereceram-lhe a liberdade se amaldiçoasse a Cristo, mas ele respondeu: “-Oitenta e seis anos faz que só tem me feito bem. Como poderei eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?” Não muito depois foi queimado vivo pelo Imperador.

Comportamentos como esse não faltaram e nem podem faltar em homens e mulheres que, sendo chamados por Deus para uma nova vida, deixam o Espírito Santo dirigir suas histórias, demonstrando a atuação da verdadeira espiritualidade.

Concluo incentivando e convidando a todos à EXPERIÊNCIA DE UMA VIDA QUE ESPELHA CRISTO e nos leva a enfrentar os desafios da chamada Era da Decepção (século XXI), na certeza de que, dessa forma, daremos continuidade à história de uma igreja que ESTUDA e PRATICA as ordenanças de nosso Senhor, ainda que isto nos custe viver o que cantamos no hino 46 da nossa HC, destacando o estribilho, que diz:

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!


BONS ESTUDOS A TODOS!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cuidado com o que seus filhos acessam na internet

Banalização dos personagens bíblicos
Nos Estados Unidos, igreja cria avatar de Jesus e site produz game de luta com personagens bíblicos


Depois de livros e programas de TV chegou a vez de usar a tecnologia para banalizar o Evangelho. Pelo menos essa foi a proposta de uma igreja comunitária católica de São Francisco, nos Estados Unidos. A Mission Bay Community Church (MBCC), criou um avatar usado no Wii – que é o quinto console da Nintendo – à imagem e semelhança de Jesus Cristo, com o objetivo de convocar fiéis para as suas atividades.
Mii como são conhecidos esses avatares da Nintendo, podem ser compartilhados via internet através de um canal intitulado Check Mii Out. Esse canal permite que os usuários do jogo Wii carreguem seus Miis no Posting Plaza, site onde usuários podem interagir com outros avatares, como o Jesus. De acordo com o site oficial da MBCC, a inovação é porque a comunidade pretende fazer da ida a um culto “uma experiência mais divertida”.
Ainda nos Estados Unidos, um site criou mais um integrante do grupo de jogos de luta, o webgame Bible fight. O jogo promove lutas entre Jesus, Noé, Satanás, Moisés, Eva e Maria. Segundo o site de notícias G1, os “heróis” do jogo têm poderes especiais como nos clássicos jogos de luta.
Essa nova caracterização que desfigura a imagem de Jesus e banaliza o Evangelho preocupa teólogos, porque desvincula a condição divina do Filho de Deus. Líderes religiosos consideram heresia misturar, por exemplo, humor, estratégia empresarial com pregação religiosa, como foi observado em recentes lançamentos editoriais, o que não preocupa os autores.
__________________________________________________________
Veja abaixo o link do jogo supracitado:
Pais e mães devem ficar atentos ao que seus filhos acessam na internet!

Recadinho para a classe Campeões da Fé

Quem era a Família de Jesus?
Família? E Jesus tinha Família?
Sim!!!
Ele tinha como até hoje tem.
Mateus 12:50 diz que se fizermos a vontade de Deus, somos também irmãos dEle.
Cristo teve irmãos, pai e mãe.
Assim como eu e você, Ele os amou com profundo amor, e hoje destribui do mesmo amor a todo aquele que nEle crê.
Carol
Professora da Classe Campeões da Fé

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Avisos da Semana

Atenção:
Próximo domingo, 26/10, haverá Escola Bíblica Dominical NORMAL.
As aulas NÃO serão canceladas em virtude do segundo turno das eleições.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Recadinho para a classe Soldados de Cristo

Não se pode andar por aí dando "tiros" so léu. Ou seja, não se vive sem objetivos, não podemos viver sem propósitos.
Neste trimestre estamos aprendendo, dentro da Palavra de Deus, a firmar os nossos propósitos. Assim, o Senhor perfeitamente ajusta o nosso foco para não errarmos o alvo.
No próximo domingo, aprenderemos a ter propósito no namoro.
Você não pode perder!
Como bom soldado, você tem de se preparar para não perder nenhuma batalha, principalmente esta.
Você já sabe como é ter um namoro com propósito?
Venha compartilhar conosco este tema tão intrigante!
Leia Eclesiastes 3.1-8 e 11.9a
Dalziza e Edileuza
Professoras da Classe Soldados de Cristo

Subsídios à lição 04 (04408)

Por Genis Santos
Vice-Superintendente da EBD e
Professor da Classe Abraão

Vivemos no tempo das coisas grandes, como enormes vigílias, mega apresentações, etc. Neste cenário, Paulo nos convida a seguir o modelo de espiritualidade deixada por Jesus, onde CRISTO É TUDO, não havendo lugar para supremacia e/ou exclusivismo.
Em I Coríntios 2, lemos que o homem espiritual é aquele que tem o discernimento da verdade revelada, e vive sob a direção do Espírito Santo.
Para o apóstolo Paulo, o conhecimento de Deus é a verdadeira espiritualidade, onde reside a santidade de simples gestos do nosso cotidiano, como o amor, a humildade, a renúncia, etc., sendo toda a glória para Deus.

Para meditação:
"pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz." Filipenses 2.6-8.

Ótimo estudo!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 de outubro: Dia dos Professores

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores, e nós, da Escola Bíblica Dominical, não poderíamos deixar passar em branco uma data que homenageia o nosso querido corpo docente!
Ensinar a Palavra de Deus, combater heresias, plantar a semente das boas-novas, anunciar o Reino de Deus, discipular novos convertidos, apontar o caminho certo para jovens e adolescentes, incentivar os mais velhos a permanecerem firmes na fé, etc... Quanta responsabilidade! O professor de Escola Bíblica Dominical é um formador de opiniões.
Não se esqueçam da parábola de Jesus sobre os talentos (Mateus 25.14-29)! Vocês receberam de Deus o dom do ensino. Multipliquem os talentos!
Cabe também observar o que Paulo diz em sua carta aos Romanos, capítulo 12, versículos 6-8:
"tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se ao fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria." (grifo nosso)
Tudo o que nós fazemos, é para o Senhor, e de coração. Não buscando honras, méritos ou mesmo reconhecimento, porque sabemos que o nosso galardão só será entregue no céu.
Mas uma certeza nós temos: o Senhor Jesus há de recompensar a cada um!
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1Coríntios 15.58)
Continuem trabalhando para fazer a obra do Senhor com dedicação e esmero!
E a você, professor da EBD Itaquerão, o nosso MUITO OBRIGADO por estar conosco nos ajudando nesse trabalho!
MÁRIO
GÉRSON TOMÉ
GÊNIS
MARILI
ANA SUELI
MARIA FERREIRA
REUEL
GABRIEL
ANTONIO SILVA
CAROLINE
DALZIZA
EDILEUZA
PRISCILA
ÉRICA
SANDRA
LINDALVA
FABIANA
CELY
DANIELA
TALITA
Que Deus vos abençoe, e um FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!
A Diretoria

Subsídios à lição 03 (03408)

Por Gérson Tomé
Professor da Classe Ministério

Que tal iniciarmos a aula da lição 03 perguntando à classe que tipo de espiritualidade queremos para nós ?

Nunca se viu tantos modelos expostos! Existem modelos para todos os gostos e muitos desses modelos têm como objetivo impressionar os ouvintes com a forma como demonstram sua "espiritualidade" .
Nesta lição falaremos de Jesus, que é o modelo de espiritualidade a ser seguido por todos que se dizem cristãos.

Conta-se que certo dia um camponês, ao passar por um formigueiro, ficou a admirar sua organização e trabalho. Qual não foi sua surpresa quando avistou um trator que vinha a alguns metros construindo uma estrada e passaria justamente no local onde estavam aquelas formigas! Ele ficou muito chateado porque não tinha como orientá-las acerca do perigo eminente, pois ainda que gritasse elas não entenderiam sua mensagem...
Esta lição vai nos mostrar que foi justamente isto que Jesus fez por nós: Ele se tornou homem(Jo 1.14; Fp 2.7) para nos ensinar o caminho da vida e nos livrar da morte à qual estávamos condenados e também ser o modelo de espiritualidade a ser seguido!

Para fixação da lição sugiro aos professores que utilizem uma cartolina e escrevam a verdade aplicada :
JESUS CRISTO É O MAIOR MODELO DE ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
Bons estudos a todos!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Por que freqüentar a Escola Bíblica Dominical?


Por Vanessa Dutra

Para crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO de Jesus Cristo

"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (2Pedro 3.17,18)

Nestes versículos, o apóstolo Pedro nos exorta a crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Mas como podemos fazê-lo?
Em primeiro lugar, você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus e nossa única regra de fé, de prática, de conduta e de vida?
Se a sua resposta for "sim", então já temos meio caminho andado.

Crer é o primeiro passo.

A partir do momento em que passamos a crer na Bíblia como a Palavra de Deus (Hebreus 4.12), passamos então a nos relacionar com ela, isto é, passamos a ter diferentes tipos de contato com a Palavra de Deus.

Um primeiro tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus é através da pregação expositiva da Bíblia. O objetivo desse contato é produzir fé. Em Romanos 10.17 está escrito: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Dessa forma, quando a Bíblia é pregada de maneira expositiva, ela tem o objetivo de produzir fé em quem ainda não tem fé, e aumentar a fé daqueles que já crêem.

Um segundo tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus é por meio dos nossos devocionais diários. São aqueles momentos do dia que nós separamos para ler a Bíblia e meditar em oração. Dessa maneira, então, somos alimentados pela Palavra de Deus e também edificados e, através desse tipo de contato, crescemos em graça.
Quantos já não abandonaram a prática dos devocionais diários? Existem crentes que nem lêem mais a Bíblia... Muitos afirmam não ter tempo para fazê-lo, mas a novelinha e o futebol ninguém perde, né? (...)

Precisamos retornar à prática dos devocionais diários! Eles são bons e necessários, mas... não são suficientes!
A ciência se multiplicou, e pregar o Evangelho não é mais tão fácil quanto antigamente. As pessoas não ouvem simplesmente, elas nos fazem questionamentos de ordem científica, filosófica, antropocêntrica, etc. E aí, o que acontece? Passamos vergonha!
Imagine se uma pessoa que não crê em Deus e nem na Palavra de Deus conhecer a Bíblia mais do que você, que crê em Deus e na Palavra de Deus??
Para evitar constrangimentos desse tipo, devemos completar a segunda parte do versículo 18 de 2Pedro 3: crescer em conhecimento!

E aqui vem o terceiro tipo de contato que nós estabelecemos com a Palavra de Deus: através do estudo sistemático da Bíblia. Por meio desse tipo de estudo, nós cresceremos em conhecimento.

Por que crescer em conhecimento?

Em primeiro lugar, para não passar vergonha. 1Pedro 3.15 diz que nós devemos estar prontos para responder a quem nos pergunar sobre a razão da esperança que há em nós.
Em segundo lugar, para não sermos enganados pelos falsos profetos. Leia 2Pedro 2.1-3. Nestes dias, muitos são os falsos profetas que têm surgido entre nós disseminando todo tipo de heresia, e a igreja abraça essas heresias, justamente por falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Em terceiro lugar, devemos crescer em conhecimento para não sermos como cegos espirituais, cf. 2Pedro 1.5-9.

Agora, de que forma nós podemos estudar a Bíblia sistematicamente para crescermos em conhecimento?

Pra começar, você pode fazer um curso de Teologia. Se a Escola/Faculdade/Seminário em que você estudar for evangélica(o) e idônea(o), você poderá ter um ganho de conhecimento imensurável!
Outra forma de estudar a Bíblia sistematicamente é lendo bons livros evangélicos. Eles também trazem tesouros riquíssimos em conhecimento!
É possível também estudar a Bíblia freqüentando os cultos de doutrina, onde o pastor expõe verdadeiros estudos bíblicos.

E, finalmente, para você estudar a Palavra de Deus sistematicamente, crescer em conhecimento, não passar vergonha e não ser enganado pelos falsos profetas, você pode tornar-se um aluno assíduo da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, onde você terá a oportunidade de, durante 2h por semana, estudar a Palavra de Deus, debater e tirar suas dúvidas.

Venha para a Escola Bíblica Dominical!

Em nossa igreja, temos aulas todos os domingos, das 8h30 às 10h30. Verifique o horário em sua igreja.

Que Deus, em Cristo, nos abençoe, e que nós possamos, a cada dia mais, crescer na Sua GRAÇA e no Seu CONHECIMENTO!
Amém!

Obs. Todas as citações utilizadas nesta postagem foram extraídas da versão Almeida Revista e Atualizada (ARA).

Recadinho para a Classe Campeões da Fé

Jesus.
Esse Mestre maravilhoso e Salvador que vive hoje à destra de Deus, um dia se fez carne, e habitou conosco como homem.
Ele, sendo Deus, já veio homem? Não! Ele nasceu, foi criança, adolescente e jovem. É interessante saber que Jesus passou por todas essas fases humanas.
Pôxa... quem nunca sentiu curiosidade em saber como era o Jesus adolescente? Essa fase tão conturbada... Ah! O adolescente mais cheio de sabedoria que a história pôde registrar!
Olhe só o que a Escritura diz em Lucas 2. 40-42.
Em todas as fases do ser humano, Jesus, mesmo sendo homem, foi Deus.
Ele crescia em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens (Lucas 2.52).
Não pensem que para sermos servos verdadeiros devemos chegar à estatura de "homem crescido". Cristo, sendo o exemplo de homem, foi criança e adolescente, e nunca deixou de ser santo em toda a sua maneira de viver.
Carol
Professora da Classe Campeões da Fé

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aniversariantes do Mês de Outubro

Classe Abraão
17/10 - Marcos Ricardo
30/10 - Jorge André
Classe Campeões da Fé
27/10 - Késia
Classe Soldados de Cristo
02/10 - Nayara
Classe Lírio dos Vales
10/10 - Inês
24/10 - Maria Luzia
Classe Rosa de Saron
09/10 - Renata
Parabéns a todos os aniversariantes do mês de Outubro!!
Que Deus vos abençoe!!

Os menos faltosos

Relação dos alunos que menos tiveram faltas no 3º trimestre de 2008
Classe Rosa de Saron
Cláudia - NENHUMA FALTA!!!
Classe Lírio dos Vales
Maria José - NENHUMA FALTA!!!
Classe Abraão
Jorge André - NENHUMA FALTA!!!
José Gomes - NENHUMA FALTA!!!
Alexsandro - NENHUMA FALTA (desde que foi matriculado)!!!
Classe Cordeirinhos de Jesus
Caroline - NENHUMA FALTA!!!
Classe Ovelhinhas do Senhor
Andres - NENHUMA FALTA!!!
Classe Jóias de Cristo
Fabrício - NENHUMA FALTA!!!
Classe Ministério
Edmilson - Só uma faltinha...
Classe Unidos em Cristo
Jefferson - Só uma faltinha...
Classe Soldados de Cristo
Felipe - Só uma faltinha...
Pedro Henrique - Só uma faltinha...
Vitor - só uma faltinha...
Parabéns a todos pela excelente ASSIDUIDADE!! Esperamos que vocês continuem assim e que sirvam de exemplo para os demais!!
Deus vos abençoe!!

Subsídios à lição 01 (01408)

Por Marili S. F. Claro

Professora da Classe Rosa de Saron


No mundo em que vivemos, nesse corre-corre desenfreado, nessa vida estressante, estamos nos tornando cada vez mais frios, materialistas, e cada vez mais afastados das marcas de CRISTO. É preciso urgentemente buscar mais a DEUS, ser mais parecido com CRISTO e deixar que o ESPÍRITO SANTO nos transforme em pessoas mais espirituais e humanas, para sermos verdadeiros cristãos, carregando as marcas de CRISTO em nossas vidas.

Neste trimestre vamos aprender sobre Espiritualidade, que segundo o dicionário teológico significa:

"Predomínio do espírito sobre as tendências pecaminosas da carne. Tal predomínio é obtido pela influência do Espírito Santo na vida do crente". A verdadeira espiritualidade tem a Bíblia como a única regra de fé e conduta.

Nossa primeira lição fala sobre A ESPIRITUALIDADE E AS CRISES PESSOAIS.

Nós devemos fazer uma escolha: ou nos comprometemos com Jesus e negamos os nossos desejos; ou andamos em nossos próprios caminhos e negamos a Cristo. Temos liberdade para escolher: ou ficamos repletos do Espírito Santo ou vivemos uma vida dissoluta.

Em Ef. 5.15-21 vemos o contraste entre o cristão que é cheio do Espírito Santo e o que não é:

O que não é, tem andar cambaleante, dias perdidos, mente entorpecida e cântico discordante.

O que é, tem um coração repleto de comunicabilidade, louvor e música, uma gratidão contínua e um desejo de servir.

Precisamos buscar e colocar em pratica os frutos de Espírito Santo, que estão em Gl. 5.22,23. Pois quando há verdadeira manifestação dos frutos do Espírito operando na vida do crente, ele se torna cada vez mais parecido com CRISTO, no caráter e nas ações.

Que nós possamos, neste trimestre, abrir os nossos corações e deixar que o Senhor nos transforme em verdadeiros cristãos, para que quando alguém nos olhar, veja em nós as marcas de CRISTO.

BOM ESTUDO! DEUS OS ABENÇOE!